Como cuidar de um lago durante a primavera

Escrito por ehow contributor | Traduzido por luiza g. brando
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como cuidar de um lago durante a primavera
Um pouco de cuidado durante a primavera poupará o trabalho mais tarde, durante o verão (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

À medida em que o tempo esquenta, os lagos ornamentais de jardim vão saindo do estado dormente. Os peixes passam mais tempo na superfície da água, onde o sol pode esquentá-los, ao invés de permanecerem no fundo do lago, onde é mais quente durante o tempo frio. As plantas aquáticas começam a brotar e todos os tipos de mudanças começam a ocorrer no lago. Essa é também a época em que tudo pode dar errado.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Embora os peixes possam ficar mais ativos durante o início da primavera, espere para alimentá-los até que a temperatura da água atinja no mínimo 10°C, e então utilize uma "comida de inverno", que é mais fácil de ser digerida. Os peixes são criaturas de sangue frio e, quando a temperatura corporal deles está baixa, não conseguem digerir a comida muito bem. Alimentá-los muito cedo simplesmente gerará um monte de comida não consumida que pode poluir a água.

  2. 2

    A primavera é a época para remover quaisquer folhagens remanescentes de lodo e de plantas aquáticas, antes que elas apodreçam na água e elevem a acidez. É melhor transferir para vasos maiores as plantas que estiverem muito grandes, logo no início da primavera, para que elas tenham espaço para crescer. As que tiverem crescido em demasia podem ser divididas e dadas de presente para amigos e familiares que tenham lagos. O excesso de plantas aquáticas também é um ótimo suplemento para a pilha de compostagem.

  3. 3

    Procure por algas à medida em que a água esquenta. As correntes de algas podem rodopiar pelo lago e entupir tudo, portanto, devem ser removidas. As algas que deixam a água verde tornam o lago opaco, mas não são danosas e os peixes, na verdade, gostam de comer essa nutritiva plantinha flutuante. Conforme a água for esquentando, essas algas sumirão por conta própria.

  4. 4

    Tenha um cuidado extra com a saúde dos peixes durante a primavera. Essa é uma época em que eles podem ficar estressados com as mudanças de temperatura, o que os deixa mais vulneráveis a parasitas e outras doenças. A maioria dos problemas é notável pela mudança no comportamento dos peixes, por caroços, manchas, protuberâncias fibrosas e feridas ou por outras anomalias visíveis. Trate qualquer doença rapidamente para evitar problemas de contaminação.

  5. 5

    Se o sistema de bombeamento foi desligado durante o inverno, certifique-se de que todos os sistemas — de bombeamento e elétrico — estejam limpos e em boas condições antes de ligá-los novamente. É provável que um pouco de muco tenha se acumulado no fundo do lago, o que pode fazer com que a água corra um pouco escura assim que começar a circular. Também pode haver um pouco de odor de putrefação. Isso deve melhorar em alguns minutos se todos os filtros e armadilhas para folhas estiverem funcionando direito. Alguns especialistas aconselham limpar o lago ou até mesmo trocar parte da água como etapa fundamental dos cuidados anteriores a religar as bombas.

  6. 6

    Limpar o lago no início da primavera é um bom começo para a temporada ativa que se aproxima. Esse é mais um caso onde se esforçar para começar a estação da maneira correta poupa bastante trabalho mais tarde.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível