Como cuidar e limpar os ouvidos de um maltês

Escrito por nora zavalczki | Traduzido por elisa lacerda de freitas
Como cuidar e limpar os ouvidos de um maltês
Os malteses são enérgicos e brincalhões (Mario Tama/Getty Images News/Getty Images)

O maltês é um cão de porte pequeno com uma pelagem longa e sedosa. Suas orelhas compridas e os inúmeros pelos dentro delas impedem que o ar seque o canal auditivo. A área dentro das orelhas é escura e úmida, ideal para o desenvolvimento de bactérias ou leveduras e para o acúmulo de cera. Uma boa limpeza de ouvidos é necessária para prevenir a otite externa, uma inflamação do canal auditivo externo, que comumente afeta os malteses.

Instruções

  1. 1

    Levante a ponta da orelha de seu maltês e massageie suavemente a base para relaxar o cão. Verifique se existem corpos estranhos, tais como grama ou sujeira, nos ouvidos. Se encontrar alguma coisa, remova com uma pinça.

  2. 2

    Espalhe o pó para limpeza de orelhas sobre os pelos que crescem nos ouvidos. A função do produto é facilitar a remoção dos pelos.

  3. 3

    Arranque os pelos com os dedos ou com uma pinça. Ao usá-la, tome cuidado para não beliscar a pele do canal auditivo do cão.

  4. 4

    Use um conta-gotas para despejar a solução de limpeza de ouvidos em uma das orelhas do cão. Coloque a ponta da orelha em sua posição normal e massageie a área do ouvido por alguns segundos para garantir que a solução penetre o canal auditivo. Depois que o cão balançar a cabeça, remova quaisquer vestígios da solução, cera liquefeita ou detritos em torno da área do ouvido, usando uma bola de algodão ou uma toalha. Faça o mesmo com a outra orelha. Realize a limpeza de ouvidos uma vez por semana.

  5. 5

    Levante as pontas da orelha por cinco minutos após a limpeza para deixar o canal auditivo secar.

Dicas & Advertências

  • Se sentir um odor desagradável vindo dos ouvidos do cão, visite um veterinário, pois o animal pode ter uma infecção no ouvido. Outros sintomas incluem vermelhidão, inchaço, coceira nas orelhas, balançar a cabeça e acúmulo excessivo de cera. Além disso, pode haver secreções no ouvido ou ácaros visíveis.
  • Evite o uso de cotonetes para limpar os ouvidos do cão, pois, quando inseridos no canal auditivo, podem ferir ou danificar o tímpano.
  • Use somente soluções de limpeza de ouvidos específicas para cães. Se não tiver um produto comercial, prepare uma solução com quantidades iguais de vinagre branco e água. O álcool não é adequado para essa tarefa.

O que você precisa?

  • Pó para limpeza de orelhas
  • Pinça (opcional)
  • Solução para limpeza de ouvidos
  • Conta-gotas
  • Bolas de algodão ou toalha

Lista completaMinimizar