Mais
×

Como cuidar dos machucados de um gato com medicamentos para pessoas

Às vezes você pode tratar ferimentos leves do seu gato em casa. Os gatos são extremamente sensíveis a medicamentos, mais do que cães ou seres humanos. Mesmo que o veterinário tenha usado um medicamento específico para o gato antes, como o paracetamol, perceba que este medicamento é muito tóxico para gatos e nunca deve ser dado sem a aprovação e supervisão de um médico veterinário. Há apenas dois medicamentos humanos que você pode usar para tratar os ferimentos de um gato sem supervisão veterinária.

Instruções

Gatos criados ao ar livre são muito mais propensos a se machucarem (cat image by matko from Fotolia.com)
  1. Instrua o assistente a segurar o pescoço do gato firmemente com uma mão e as duas pernas com a outra mão. Estique as pernas para trás com cuidado para que o gato não possa se mexer ou arranhar. Não faça o procedimento até que o assistente tenha uma fixação segura do gato.

  2. Examine o corpo do gato sob uma luz clara para ter certeza de que não há feridas ou lesões ocultas. Muitas vezes é difícil de se ver pequenos arranhões e cortes sob a pele, mas é importante encontrar todos. Se algum dos ferimentos parecem ser feridas ao vez de lacerações, leve o gato ao veterinário. Prenda os pelos em torno de qualquer ferida, com cuidado.

  3. Lave qualquer ferida aberta cuidadosamente com água morna e sabão neutro. Deixe a água escorrer sobre a ferida para enxaguar abundantemente.

  4. Passe uma pomada antibiótica simples em todos os cortes e arranhões. A pomada pode ser um antibiótico triplo, mas não pode conter ingredientes ativos adicionais, tais como analgésicos. Utilize a pomada da melhor maneira possível.

  5. Distraia o gato, o quanto for possível, por pelo menos dez a 15 minutos, para evitar que ele fique lambendo a pomada. Use um brinquedo ou qualquer outra coisa para distraí-lo. É difícil colocar uma atadura em um gato e não deve ser necessário se a lesão for suficiente pequena para ser tratada em casa.

  6. Leve o gato ao veterinário imediatamente, se as lesões piorarem, parecerem infeccionadas ou não melhorarem. Além disso, se o gato parecer apático ou agitado, ele deve consultar o veterinário imediatamente.

  7. Repita a lavagem e aplicação da pomada antibiótica três vezes por dia, e conforme o gato for se curando, diminua para duas vezes ao dia, após os dois primeiros dias.

Aviso

  • Os gatos são muito propensos a terem abscessos, o que é, às vezes, difícil de se perceber. Um abscesso pode se desenvolver a partir do menor arranhão, então continue a verificar o corpo do gato em busca de qualquer sinal de inchaço ou pus. Um abscesso deve ser tratado pelo médico veterinário. Se os ferimentos foram causados ​​por um trauma grave, como um atropelamento de carro, uma queda ou um ataque de outro animal, leve o gato ao veterinário imediatamente e não tente tratar as feridas você mesmo. Você não tem nenhum treinamento adequado para saber se há lesões internas ou ossos quebrados. Ferimentos mais sérios necessitam de atenção especial e não podem nunca ser tratados em casa. Nunca dê analgésicos ou sedativos de qualquer tipo para os gatos a menos que sejam prescritos por um veterinário. Não use sabão antipulgas, antibacteriano ou qualquer outro especializado. Evite qualquer outro detergente que não seja neutro.

O que você precisa

  • Luz clara
  • Pomada antibiótica
  • Sabão neutro
  • Tesoura ou alicate
  • Ajudante
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article