Como cuidar e podar ligustros

Escrito por kurt erickson | Traduzido por luiza g. brando
Como cuidar e podar ligustros
O ligustro é uma adição interessante a um gramado bem cuidado (yew hedge outside a church image by L. Shat from Fotolia.com)

O ligustro é uma árvore que pode chegar até dez metros de altura e se estende para os lados até um tamanho similar. Ele produz flores brancas em meados da primavera, que dão lugar a pequenas bagas azuis ou roxas mais para o fim da estação. Ele é vendido em lojas de jardinagem como um arbusto que pode ser treinado para se tornar uma cerca-viva de fácil manutenção. É uma planta resistente, mas geralmente limitada a climas mais quentes e ao longo das regiões costeiras.

Considerações sobre o solo

O ligustro não é exigente quanto aos tipos de terra para plantio e sobrevive na maioria das condições de solo. O crescimento dele não é limitado pela localização em um jardim, e prospera tanto em locais sombreados quanto ensolarados. Se o ligustro for plantado em solo argiloso, certifique-se de que a água não empoce em volta das raízes.

Necessidade de água

O ligustro precisa de apenas uma quantidade moderada de água. Por isso, costuma ser plantado ao longo de estradas e em estacionamentos, onde pouca manutenção é oferecida e requerida.

Cerca-viva ou árvore

Embora uma grande quantidade de ligustros seja plantada enfileirada para criar uma cerca-viva, essa planta também pode ser podada de modo a servir como um elemento solitário na paisagem. Para fazer isso, pode os galhos inferiores do tronco principal e deixe a árvore crescer. Para fazer uma cerca de ligustros, deixe cada planta a uma distância de pelo menos um metro e meio.

Poda

A melhor época para podar o ligustro é no início da primavera. Essa planta é tolerante a podas pesadas, o que significa que pode ser tosquiada com um corta-sebes, em forma de arbusto, ou podada com maior seletividade, em forma de árvore.

Como impedir a propagação

Para evitar que as bagas caídas gerem novas plantas, é recomendável capinar ocasionalmente a área debaixo e em volta do ligustro.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível