Mais
×

Curta as férias com orçamento apertado

Viajar não precisa mexer tanto em seu bolso
BananaStock/BananaStock/Getty Images

Introdução

Viajar ao redor do mundo não precisa afetar tanto seu bolso. Embora seja mais barato viajar pelas redondezas, alguns países com destinos turísticos de singular beleza e riqueza cultural são também econômicos. Aqui estão alguns desses destinos para que você possa aproveitar de férias originais com um orçamento limitado.

Vista ao fundo do Forte Amber no Rajastão, Índia
Thomas Brown/Digital Vision/Getty Images

Índia

A Índia é o segundo país mais populoso do mundo. Cheia de contrastes e essências, emana magia em seu povo e em suas paisagens enigmáticas. Nos abrigos rupestres de Bhimbetka, em Madhya Pradesh, protegidos como Patrimônio da Humanidade, as mais antigas pinturas da Idade da Pedra na Índia relatam a vida de uma sociedade das cavernas. É um dos destinos turísticos que pode ser econômico, desde que se encontre uma boa oferta de voo.

O caribe de Honduras
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Honduras

O mar do Caribe, com sua variedade de cores, banha a costa de Honduras, um país cheio de biodiversidade e história cujo território acidentado é formado por contrastes entre altas montanhas e profundos vales férteis. É o lugar mais barato onde se pode praticar mergulho, com o bônus de ter a ilha da Baía de Utila, a segunda maior barreira de corais do mundo depois da australiana.

Indonésia, um dos 17 países megadiversos
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Indonésia

Mais de 17 mil ilhas compõem o arquipélago conhecido da Indonésia. Seus mais de 237 milhões de habitantes o converteram no quarto país mais povoado do mundo. Ele tem vastas paisagens intocadas pelo homem, o que converteu o país em um daqueles com maior índice de biodiversidade do mundo, formando parte da lista de países megadiversos. A viagem para a Indonésia será barata se você viver como os habitantes locais.

Acampamento no Himalaia, Nepal
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Nepal

Chá com sal e manteiga de leite de iaque, planícies arborizadas, o Himalaia e a terra de Sidarta Gautama. O caminho do Buda permeia a cultura nepalesa no topo do planeta. Segundo conta a lenda, a beleza de uma luminosa e mágica flor de lótus no vale de Katmandu, que cativou o patriarca chinês Manjushri, é a responsável pelo nascimento dessa nação.

Praça do Velho Mercado em Cracóvia, Polônia
NA/Photos.com/Getty Images

Polônia

A Europa normalmente é um destino turístico caro, menos nos países do leste. Este é o caso da Polônia que, além de ser o país europeu mais barato, conta com um impressionante patrimônio histórico e natural protegido pela UNESCO, como o Bosque Bialowieza, os centros históricos de Varsóvia e Cracóvia, o Castelo de Malbork e o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau.

Nômade com camelos no deserto do Saara, Marrocos
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Marrocos

Terra de berberes e árabes, o Marrocos deslumbra com seus movimentados mercados e praias banhadas pelo Mar Mediterrâneo e Oceano Atlântico. Diferentes culturas como a fenícia, a romana, a sefardita e a judia contribuíram para enriquecer a história deste país africano. Pode-se desfrutar de um excelente chá de menta, a bebida local típica, por apenas alguns centavos.

Ruínas arqueológicas em Cancún, México
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

México

Junto com a Índia e a Indonésia, o México é outro dos 17 países megadiversos desta galeria. Combina, portanto, um alto grau de ecossistemas com uma cultura que fascina ao viajante. Berço do império Azteca, é possível visitar algumas de suas zonas arqueológicas com pouquíssimo dinheiro.

Vista parcial e angular de uma antiga fortaleza no Chipre, com o Mediterrâneo ao fundo
Photos.com/Photos.com/Getty Images

Chipre

A ilha de Chipre conta, entre outros tesouros culturais e naturais, com dez igrejas e monastérios bizantinos nas montanhas de Troodos, declarados em 2001 como Patrimônio da Humanidade pelo contraste entre sua arquitetura rural e seus murais maravilhosamente trabalhados. A ilha está dividida entre dois países, o Chipre e Turquia, e é um dos destinos turísticos mais econômicos do Mar Mediterrâneo.

Bolsa de viagem
Comstock/Comstock/Getty Images

Conselhos antes de viajar

Você deve aventurar-se sem correr riscos, tanto para sua saúde como para seu dinheiro. Por isso, é útil informar-se sobre as vacinas necessárias, ter um seguro de viagens, fazer um orçamento antes, cotar preços de transporte, lazer e hospedagem, viajar em baixa temporada, reservar com antecedência, buscar alternativas para hotéis e seguir as normas de educação do país. Outra opção são as férias solidárias com alguma ONG, onde é possível viajar a um destino com as despesas pagas, ou parcialmente pagas, em troca de fazer trabalho voluntário.