×
Loading ...

As vantagens e desvantagens da produção mista

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O modo de produção mista é aquele que combina dois ou mais modelos de produção agropecuária em um único sistema. Por exemplo, um modo misto popular é unir plantação com a pecuária. Apesar das operações mistas não alcançarem a mesma economia de escala das operações com foco único e, provavelmente, precisarem de mais recursos, existem certas vantagens associadas com esse estilo particular de produção.

As operações da fazenda mista possuem várias vantagens e desvantagens sobre outros tipos de produção (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Desvantagem: redução da economia de escala

Uma das maiores desvantagens da produção mista é que sua capacidade tende a ser limitada. O operador irá espalhar seus recursos, como tempo, dinheiro, trabalho e terra, sobre empreendimentos diferentes. Por exemplo: um fazendeiro que planta algum cultivo e cria gado de corte não pode plantar tanto quanto um fazendeiro que usa os recursos apenas no cultivo. Dessa forma, ele não tem as vantagens dos benefícios da economia de escala, inerente a grandes empreendimentos, como custos reduzidos e eficiência aumentada.

Loading...

Desvantagem: mais recursos necessários

Outra desvantagem da produção mista é o recurso adicional necessário. Por exemplo: um fazendeiro que cultiva apenas trigo precisa de equipamentos de colheita: como semeadoras, colheitadeira, etc. Já um produtor que tem gado de leite, além do trigo, vai precisar de mais equipamentos, necessários para a produção do leite. Como resultado, o custo de oportunidade da produção mista tende a ser mais alta do que a produção focada.

Vantagem: risco reduzido

Um operador de produção mista, em essência, diversifica seu portfólio. A maioria das fazendas tendem a ser voláteis e dependentes dos preços de mercado. Um produtor de leite experimenta meses lucrativos quando o preço do leite está alto e, por outro lado, lida com prejuízos quando o preço cai. Como o produtor misto tem dois empreendimentos, o risco é espalhado. Se uma operação estiver com baixa lucratividade, há uma chance de que a outra operação esteja melhor. Dessa forma, a receita geral da fazenda é mais estável.

Vantagem: reutilização de recursos

Apesar da produção mista poder ter custos iniciais e de oportunidade mais altos, por conta da sua diversidade de suprimentos e equipamentos, também existe a possibilidade de que esses recursos possam ser utilizados entre as duas produções. Por exemplo, o esterco produzido pelo gado pode ser espalhado nos campos de plantação, reduzindo a quantidade necessária de fertilizante. Um trator necessário para o gado de corte também pode ser usado nos campos de trigo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...