Mais
×

Como dar azitromicina a uma criança

Atualizado em 21 novembro, 2016

A azitromicina é um antibiótico que trata infecções, como otites, pneumonias e gargantas inflamadas. A medicação atua em tecidos afetados, sendo liberada aos poucos. A azitromicina pode continuar a combater uma infecção por dias, muito tempo depois de uma dose ser administrada. Dependendo da infecção da criança, a azitromicina pode ser dada por um a cinco dias. Tentar dar esse medicamento para seu filhos pode ser uma tarefa difícil, já que o gosto é horrível, ela causa diarreia, dores de estômago e náusea. Por causa desses efeitos colaterais, seu filho pode se tornar irritadiço e não cooperar quando for tomar o antibiótico. Contudo, é importante administrar o medicamento para que o quadro da doença melhore.

Instruções

Seu filho pode não cooperar quando for tomar antibióticos (upset child image by Renata Osinska from Fotolia.com)
  1. Peça ao seu farmacêutico para alterar o gosto do antibiótico, se a criança não gostar do sabor original. De acordo com a Kids Health, o farmacêutico pode ser capaz de usar sabores que incluem cereja e uva, para mascarar o gosto da azitromicina.

    Tente antibióticos com sabores diferenciados para ajudar a criança a tomar o remédio (antibiotics image by CraterValley Photo from Fotolia.com)
  2. Dê azitromicina para seu filho junto com uma refeição pequena. A azitromicina pode causar irritação do estômago quando ele está vazio. O alimento ajuda a absorção do antibiótico pelo corpo da criança.

    Ofereça um pouco de comida junto com a medicação (snack image by DuÅ¡an Zidar from Fotolia.com)
  3. Use uma seringa calibrada se um bebê precisar da medicação. Despeje o medicamento na parte interna inferior da bochecha, para que se torne difícil da criança cuspir o medicamento.

    Aplique o medicamento na região da bochecha (syringe image by Jane September from Fotolia.com)
  4. Pergunte ao seu pediatra sobre chupetas que dispensam medicamentos. Como indicado pela Kids Health, uma chupeta dispensadora de medicamentos usa um pequeno dispensador conectado à chupeta para que o fármaco seja administrado. O bebê pode sugar a chupeta e ingerir o remédio ao mesmo tempo.

    Tente usar uma chupeta dispensadora de medicamentos (pacifier image by Jane September from Fotolia.com)
  5. Pergunte ao pediatra se é aceitável combinar o antibiótico do seu filho com uma pequena porção de comida, como pudim ou calda de maçã. Misturar medicamentos com alimentos doces pode melhorar o gosto deles.

    Tente usar a arte do disfarce (spoonful of pudding image by Pix by Marti from Fotolia.com)

Dicas

  • Resfrie a medicação de seu filho na geladeira, se o pediatra permitir. Jogue qualquer resto de azitromicina, depois que o tratamento for finalizado.

Aviso

  • Nunca misture os antibióticos com bebidas, já que isso pode afetar a dose absorvida pelo organismo.
  • Não dê para a criança nenhuma azitromicina que sobrou de um tratamento anterior.
  • Apenas administre a dose correta de antibiótico.
  • Não use uma colher para administrar medicações. Não será possível medir a dose correta.
  • Não diga ao seu filho que o antibiótico é um doce. A criança pode confundir o antibiótico futuramente e ter uma overdose acidental.
  • Nunca dê ao seu filho outra dose de azitromicina se ele vomitar ou cuspir o medicamento. Ligue imediatamente para seu pediatra para obter instruções sobre o que fazer.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article