Como datar baixos Fender feitos no México?

Escrito por lee johnson Google | Traduzido por augusto morgante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como datar baixos Fender feitos no México?
Baixos Fender podem ser datados facilmente através do número de série. (outlaw bass image by Lee O'Dell from Fotolia.com)

Descobrir quando o seu baixo Fender foi fabricado pode parecer uma tarefa impossível, especialmente se ele foi feito no México. Felizmente, os baixos Fender podem ser geralmente datados com alguma precisão a partir do número de série do instrumento. Os números de série da Fender são bem estruturados, independentemente do país de origem do instrumento. Com base nele, você pode diferenciar até mesmo um baixo Fender feito no México de outro feito nos Estados Unidos. Aprender a datar baixos e outros instrumentos Fender a partir do número de série, além de simples, é uma habilidade bastante útil.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Localize o número de série no seu baixo. Ele pode ficar em muitos lugares, mas normalmente estará localizado no braço metálico ou na placa da ponte. Caso não consiga localizá-lo, verifique se ele está impresso na parte da frente ou de trás da cabeça. O número de série, em um baixo Fender de fabricação mexicana, começará com "MN" ou "MZ", dependendo da década em que ele foi feito.

  2. 2

    Anote os algarismos que aparecem depois de "MN" ou "MZ" no número de série. Essa é toda informação de que você precisa para datar o seu baixo Fender, com exatidão de até quase o ano. A única razão para ela não ser completamente precisa é o fato de que o ponto de partida de cada número que sucede o "MN" ou "MZ" representa um período de doze meses que se estende por dois anos no calendário.

  3. 3

    Decodifique o número de série. Isso é na verdade muito simples de fazer. O "M" indica que o baixo foi feito no México e o "N" ou "Z" indicam a década. "N" representa a década de 1990 e o "Z" significa zero. O "Z" é também utilizado para indicar guitarras fabricadas desde a virada do milênio, no caso das Fenders feitas nos Estados Unidos.

  4. 4

    Utilize o número que aparece depois do prefixo "MN" ou "MZ" para determinar o ano, de maneira mais precisa que for possível. Se o seu número de série lê "MN0" logo no começo, e for seguido por outros cinco algarismos, isso indica que o baixo foi feito no México entre 1990 e 1991. Se ele se inicia com "MN1", o baixo foi feito entre os anos de 1991 e 1992. Esse padrão continua através dos números de série. O primeiro algarismo do número de série representa o primeiro ano em que ele foi utilizado, e ele se estende até o ano seguinte.

  5. 5

    Descubra o ano que o seu baixo Fender foi fabricado. As regras indicadas nos passos anteriores continuam também para todos os números de série iniciados em "MZ". Por exemplo, um baixo com um número de série começando com "MZ4" foi feito entre 2004 e 2005. O fato de que o ano de fabricação não coincide com o ano-calendário significa que um baixo com um número de série começando com "MZ4" e um começando com "MZ5" podem ambos ter sido produzidos no México no ano de 2005.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível