×
Loading ...

Como decompor um decimal e usar números inteiros e frações para cada notação posicional

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os decimais são conceitos matemáticos que ilustram uma porção do todo. Um decimal é expresso por vírgula e pode ter números somente do lado direito ou dos dois lados. Outro modo de expressar um decimal é através de uma fração; você pode decompor ou "converter" um decimal em uma fração (que pode conter ou não um número inteiro) seguindo um processo simples que envolve multiplicação.

Instruções

Os decimais são frequentemente usados ao calcular valores monetários (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Escreva o decimal.

    Loading...
  2. Escreva o número à esquerda do decimal (se houver um número nessa posição) como o número inteiro dentro da fração. Por exemplo, 3,45 deve começar com o 3 e uma fração virá em seguida. Se houver um zero à esquerda do decimal, não há número inteiro na fração.

  3. Escreva os números à direita do decimal como o numerador (número de cima) da fração. Deixe o decimal. Por exemplo, na conversão de 3,45, o numerador será 45.

  4. Escreva o número 1 no denominador da fração, seguido por uma série de zeros. Você determina a quantidade de zeros a adicionar contando quantos números estavam presentes à direita do decimal. Nesse exemplo (3,45), há dois números à direita, então adicione dois zeros ao 1 para criar a resposta final 3 45/100. Isso mostra a notação posicional usada no decimal original.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...