Mais
×

Como decorar um arco de casamento com tecido

Atualizado em 20 julho, 2017

Criar um lindo arco de casamento, simples e barato, não é tão difícil como você pode pensar. As cerimônias geralmente são caras, mas você pode economizar dinheiro decorando o arco sozinho e esta é uma maneira adorável da noiva ou noivo expressar seu lado artístico. Se um convidado tiver um instinto criativo, ele pode se oferecer para fazer o arco como presente de casamento. De qualquer maneira, esta pode ser uma bela peça central de seu casamento, que deixará impressões duradouras e lembranças apaixonadas por anos e anos.

Instruções

O arco de casamento dá ao casal ou a um dos convidados uma oportunidade de expressar sua criatividade (Creatas/Creatas/Getty Images)
  1. Compre ou alugue um arco de casamento. A madeira é elegante, especialmente se mantida em seu estado natural. Metal branco também pode ser de bom gosto. Um arco de casamento com madeira entalhada ou anéis de metal funciona bem para este projeto, já que terá mais fendas para trançar o tecido e flores.

  2. Escolha uma cor neutra, como branco ou creme, para o tecido principal, e uma ou duas cores complementares. O mesmo se aplica para as flores e fitas. Mantenha tudo simples e de bom gosto; não use tons que conflituem ou se afastam do esquema de cores geral do casamento. No entanto, se você tiver um esquema de cores dominantes como azul, branco e verde, não há problema em introduzir um tom contrastante. Tenha em mente o tipo de tecido. Cetim e seda sempre ficam bons, mas é bom ter alguma textura como renda ou tule, embora ambos sejam geralmente mais caros do que os tecidos lisos.

  3. Compre o tecido, as flores e as fitas. Peça para a loja cortar os materiais em comprimentos de 2,4 e 1,2 metros para você. As tiras de tecido devem ser de aproximadamente 60 cm de diâmetro. Dependendo do tamanho do arco, é preciso material suficiente para revesti-lo por inteiro, desde o lado esquerdo superior até o direito inferior. Mesmo que não vá cobrir cada parte do arco, é melhor ter tecido mais que suficiente para terminar o trabalho.

  4. Apoie todos os materiais em uma superfície limpa na frente do arco de casamento, para depois determinar como quer ajeitar o tecido. Começando pela esquerda, envolva o material pelo arco, deixando suficiente espaço para mostrar o tecido complementar e uma parte do arco. Teça o material ao redor de cada poste do arco, ziguezagueando através de cada perna da estrutura se for um arco duplo. Sempre se lembre de manter o tecido ou liso e macio ou intencionalmente drapeado. Siga o mesmo padrão sobre o topo do arco e descendo pelo lado direito. Já que nada está colado ou preso, você pode desfazer, se não ficar satisfeito na primeira tentativa.

  5. Assim que o material ficar arrumado ao seu gosto, ponha as flores ou outros ornamentos que tiver. Experimente estrelas do mar, se for um casamento na praia ou pinhas, se a cerimônia for no outono. Ao colocar flores no arco, mantenha a arrumação simétrica em ambos os lados, com o enfeite mais pesado e elaborado no vértice, acima de onde os noivos ficarão.

Dicas

  • O tecido pode ser facilmente amarrado na extremidade e escondido atrás das flores, mas se estiver tendo dificuldades com isso, utilize um arame muito fino para segurá-lo ao arco. O mesmo vale para as flores e ornamentos — eles devem ser capazes de ficar na estrutura do arco, mas um pouco de arame ajudará e passará bem despercebido.

Aviso

  • Não envolva o arco completamente com tecido, de modo que não possa mais ver sua forma ou cor natural. Deixe que que o arco faça parte do trabalho para você, alugando ou comprando um de bom gosto para começar.
  • Não o decore excessivamente com flores ou ornamentos.

O que você precisa

  • Arco de casamento (metal ou madeira)
  • Tecido
  • Tesouras
  • Flores de seda ou reais
  • Ornamentos que combinem com o tema do casamento (opcional)
  • Fio de metal fino
  • Fita (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article