×
Loading ...

Como decorar uma parede longa de uma sala de estar e de jantar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma mesma parede que se estende por dois cômodos diferentes, como uma sala de jantar e de estar, pode criar desafios para a decoração, principalmente se você quiser que os dois espaços tenham suas próprias identidades. Escolha cores, motivos decorativos ou objetos que possam ser usados em ambos os espaços para unir as áreas, de modo que se complementem, em vez de competirem entre si. Utilize a parede compartilhada para criar um aspecto coesivo e que flui sem usar o mesmo esquema de cores ou tema em ambos os espaços.

Instruções

Decore as paredes para diferenciar a sala de estar da sala de jantar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Pinte a parede com uma cor que fique bem em ambos os ambientes. Por exemplo, use chocolate se a sala de jantar for chocolate e vermelho e se a sala de estar for chocolate e verde água. Utilize duas tonalidades diferentes que se complementam ou pinte um trecho e coloque papel de parede no outro. Utilize a moldura decorativa para separar as duas áreas. Por exemplo, a parte da parede que corresponde à sala de jantar pode ostentar um papel de parede creme com flores malva e azul claras e a parte da sala de estar pode ser pintada com o mesmo tom de azul claro.

    Loading...
  2. Pendure espelhos em ambos os ambientes com tamanhos, formatos ou molduras diferentes para criar um ar de distinção, como um espelho retangular formal com uma borda floral gravada no vidro na sala de jantar e uma série de espelhos redondos mais descontraídos na sala de estar.

  3. Coloque obras de arte ou fotos da família em uma moldura e pendure em ambos os lados das paredes. Utilize obras de arte com pelo menos uma cor em comum ou com tema ou estilo semelhante, como uma imagem de um vinhedo em uma moldura dourada na sala de jantar e uma foto de colinas na sala de estar em uma moldura dourada combinando. Uma outra opção seria pendurar fotos em preto e branco da família na sala de estar com molduras pretas e um espelho com a mesma moldura na sala de jantar.

  4. Pendure painéis de tecido em um ou ambos os ambientes usando pequenos bastões decorativos. Por exemplo, pinte toda a parede com vermelho terracota e depois pendure o tecido com uma estampa listrada que remete ao vermelho da parede na sala de estar. Você também pode pendurar duas estampas diferentes nas paredes usando cores complementares, mas com padrões diferentes.

  5. Decore as paredes com arandelas, prateleiras flutuantes para enfeites ou adesivos para parede com imagens ou palavras que se aplicam a ambos os espaços. Por exemplo, a sala de jantar pode ter um adesivo escrito "Bom apetite!", enquanto que a sala de estar pode ter algo como "Viver, rir, amar" ou quaisquer outras palavras que sejam uma inspiração para você e para sua família.

Loading...

Dicas

  • Utilize móveis para dividir os dois espaços, caso queira separá-los. Por exemplo, coloque uma estante de livros de costas para um armário no centro do cômodo, para servir de divisória. Use uma estante aberta se quiser separar o ambiente sem bloquear a luz ou isolar um espaço do outro.

O que você precisa

  • Tinta ou papel de parede
  • Moldura decorativa (opcional)
  • Decoração para parede
  • Painéis de tecido ou cortinas
  • Bastões pequenos para cortina

Referências

Loading ...
Loading ...