Como deixar as aulas sobre gêneros literários divertidas e interativas

Escrito por kristyn hammond Google | Traduzido por luiza g. brando
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como deixar as aulas sobre gêneros literários divertidas e interativas
Os elementos dos gêneros literários mudam ligeiramente entre as diferentes gerações e culturas (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

As aulas sobre gêneros literários permitem que você engaje a turma em algumas atividades divertidas, enquanto os alunos aprendem a ver a literatura sob uma nova luz. O gênero é um conjunto de motivos, ideias e atmosferas similares, que combinam uma coleção de literatura, filmes e músicas por meio de ideias e imagens de contribuições parecidas. Você pode educar os estudantes sobre cada gênero, estejam eles estudando o gênero de mistério, o gênero de fantasia, que fala a respeito de cavaleiros e dragões, ou o gênero de faroeste, que fala sobre o velho oeste, e ainda assim aproveitar junto com eles cada um dos gêneros literários.

Outras pessoas estão lendo

Trabalhos escritos

Contar uma história por meio da escrita narrativa permite que os alunos demonstrem o entendimento que têm sobre vários gêneros, enquanto interagem diretamente com os gêneros literários. Instrua os estudantes a escolher um gênero favorito e escrever uma história baseada nele. Peça para incluírem no título do trabalho o nome do gênero escolhido. Leia cada um, determinando se os alunos têm uma boa compreensão dos gêneros literários e vendo se eles utilizam corretamente os elementos de cada um. Use isso para determinar se os estudantes entenderam cada gênero literário, mas também para encorajá-los a ver os gêneros do ponto de vista do autor.

Peças de um ato

As peças teatrais de apenas um ato são apresentações curtas nas quais os alunos interpretam os papéis das personagens e atuam na peça. Selecione algumas peças de um ato, cada uma de um gênero literário que você ensinou para a turma. Atribua um papel para cada aluno e instrua-os a atuar para a turma. Deixe-os utilizar uma cópia da peça, ao invés de forçá-los a memorizar as falas; mas os encoraje a utilizar alguns talentos de atuação, como imitar certas características do gênero, por exemplo: uma voz assustadora de vampiro para o gênero gótico ou um antigo sotaque sulista para um gênero histórico. Utilize isso para ajudar os alunos a vivenciar os gêneros literários a partir da perspectiva das personagens dos gêneros.

Atividades em aula

As atividades em aula motivam os alunos a se envolver com as lições e interagir com a turma. Prepare cartões com um elemento de um dos gêneros estudados escrito em cada um deles. Escreva cada gênero no quadro-negro. Chame os estudantes, um de cada vez, para ir até a frente da sala, pegar um cartão, e colocá-lo no quadro, perto do gênero apropriado. Diga aos alunos que virão a seguir que eles podem mudar um dos cartões no quadro para outro gênero ou pegar um novo cartão, se acharem que todos os que já estão no quadro estão na posição correta. Recompense a turma com um prêmio, se o quadro estiver correto no final. Utilize essa atividade para ensinar aos alunos como identificar cada um dos principais gêneros literários ensinados em aula.

Entrevistas

Os gêneros fazem parte do entendimento universal de filmes, livros e programas de televisão, e você pode usar isso para ensinar aos alunos sobre os gêneros literários. Instrua-os a entrevistar três pessoas de fora da turma, como pais, irmãos, amigos, vizinhos ou outros professores. Certifique-se de que cada estudante saiba perguntar aos entrevistados essas perguntas: "Qual é o seu gênero preferido?", "Quais são alguns dos elementos desse gênero?" e "Por que esse é o seu favorito?".

Instrua os alunos a fazer outras perguntas durante a entrevista para descobrir mais sobre o entendimento dos entrevistados sobre o gênero. Discuta o resultado de cada entrevista com a turma. Utilize esse projeto para demonstrar quantos gêneros diferentes existem e para ensinar os estudantes a procurar pelos gêneros em entretenimentos diários.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível