Mais
×

Como deixar o solo para plantio mais ácido

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A acidez do solo é medida na escala pH, que percorre de 1 a 14. Qualquer número abaixo de 7 é ácido e qualquer um acima desse número é considerado alcalino. É de grande importância para os jardineiros saber a acidez do solo, visto que algumas plantas como azaleias, mirtilos e rododendros não produzem em solo alcalino. Você pode utilizar correções de solo para acidificá-lo antes do plantio, se necessário.

Instruções

Acidifique o solo adicionando as correções apropriadas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Insira a extremidade de metal de um verificador de pH no solo para ter uma marcação de base da acidez. Anote o número para que possa consultá-lo depois.

  2. Espalhe o enxofre no solo em uma proporção de 700 g para cada 9,30 m² do solo.

  3. Aplique também 225 g de sulfato ferroso na área.

  4. Coloque a máquina de revolver na extremidade do solo e ajuste a profundidade da lâmina para 25 a 30 cm. Ligue a máquina e passe-a em todo o local e misture o enxofre no solo.

  5. Espere duas semanas e teste novamente o nível de acidez do solo, que deve aumentar por no mínimo 0,5 na escala. Se necessário, repita a adição de enxofre até o nível de acidez adequado ser atingido.

Dicas

  • Se o solo for em sua maior parte arenoso, diminua a quantidade de enxofre para 225 g para cada 9,30 m². Se o solo for constituído principalmente de argila, aumente a quantidade de enxofre para 1,150 kg para cada 9,30 m².
  • É melhor ajustar o nível de acidez do solo ao longo de vários anos se for necessário diminuí-lo por mais de um ponto.

O que você precisa

  • Verificador de pH do solo
  • Enxofre para solo
  • Sulfato ferroso
  • Máquina para revolver o solo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article