Dentes de leite: quando eles estão atrasados?

Escrito por kristina seleshanko | Traduzido por cibele pissi
Dentes de leite: quando eles estão atrasados?

Dente de leite: quando eles estão atrasados?

Photodisc/Photodisc/Getty Images

Nossos dentes começam a se desenvolver muito antes de nascermos, quando estamos aproximadamente na sexta semana de gestação. Alguns bebês até nascem com um ou dois dentes. Entretanto, isso pode ser bem doloroso e um pouco traumático, e os pais nunca devem esperar que seus filhos já nasçam com dentinhos. Muitos pais, porém, ficam inquietos quando os dentes do bebê começam a aparecer, e depois se acalmam.

Outras pessoas estão lendo

Primeiro dente

Embora a média de idade dos bebês de terem seu primeiro dente gira em torno do quinto e sétimo mês, existe uma variação de tempo que é considerada normal. Poucos bebês têm seu primeiro dente com apenas um mês de idade, e outros esperam até um ano ou um ano e meio para isso acontecer. Existe uma variação sobre qual dente vem primeiro, mas tipicamente são os da frente, na parte de baixo central da boca, seguidos pelos primeiros na parte superior central. Depois, os quatro dentes do meio na parte superior, seguidos pelos quatro molares. Os próximos a vir são dois na parte inferior da boca, perto dos que já nasceram. A seguir nascem os caninos, geralmente seguidos pelos segundos molares. No total, uma criança deve ter 20 dentes de leite.

Nascendo todos os dentes de leite

De acordo com o Dr Alan Greene, professor clínico de pediatria na Escola de Medicina da Universidade de Stanford, "o atraso na erupção de todos os dentes é resultado de um problema nutricional, como raquitismo, ou uma condição sistêmica, como hipopituitarismo ou hipotireoidismo". Se sua criança não tiver todos os dentes de leite quando atingir 33 meses de idade, converse com seu pediatra para se certificar de que ele não está com nenhum problema.

Perdendo os dentes de leite

Enquanto alguns pais ficam preocupados porque em seus filhos ainda não estão aparecendo os primeiros dentinhos de leite, outros se preocupam com o porquê de seus filhos não os estarem perdendo na hora em que deveriam. Geralmente, crianças começam a perder os dentes na faixa dos 6 a 7 anos, mas novamente, existe uma variação de tempo de muda de criança para criança. Algumas começam a perder os dentes de leite já na faixa dos 4 anos. Crianças geralmente perdem todos os dentes de leite quando atingem 13 anos. Se seu filho ainda não perdeu todos eles com essa idade, é melhor marcar uma consulta com o pediatra (os molares em adultos podem demorar até os 20 anos para crescer completamente). A maioria das crianças perde os dentes centrais primeiro, e então devem ter 32 dentes quando todos os permanentes tiverem nascido.

Ajudando com os dentes

Se seu filho está saudável, então não há nada a se fazer para ajudar na erupção ou remoção dos dentes.

Dicas

Para dar uma refrescada no incômodo dos dentes que estão nascendo, coloque um mordedor no freezer por alguns minutos e então entregue ao seu bebê. Isso aliviará a dor nas gengivas de seu bebê, mas cuidado para ele não segurar o mordedor por muito tempo e acabar se machucando com a baixa temperatura. Picolés e frutas congeladas podem fazer a vez de um mordedor geladinho para seu pequeno. Esfregar os dedos (muito bem lavados) gentilmente na gengiva dele, fazendo massagem, também alivia a dor. Paracetamol é utilizado para aliviar a dor que o nascimento dos dentinhos causa, mas só use sob orientação do seu pediatra. Existem alguns géis que reduzem a dor momentaneamente quando aplicados no local, mas converse com o médico do seu filho antes de aplicar.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media