Mais
×

Como descobrir quantos quilates há em uma corrente de ouro?

Ao longo da história, o ouro já foi considerado o metal mais precioso de todos e um de seus principais usos era a criação de joias e objetos decorativos. A medida em quilates se refere à pureza do ouro. Em joias, 10 quilates são os menos puros (e mais densos), enquanto 24 quilates são os mais suaves e quase puros. As vezes, a pureza é marcada na joia, mas alguns testes simples podem resolver quaisquer dúvidas.

Instruções

As correntes de ouro normalmente possuem a medida dos quilates marcadas (Gold jewelry set image by lune from Fotolia.com)
  1. Descubra a que um quilate se refere. Como o ouro é um metal macio, ele é misturado com outros metais para melhorar sua durabilidade e dureza. Quando essa liga é formada, a medida de quilates é utilizada para indicar a quantidade de ouro presente. A medida varia de 10 a 24, sendo a última ouro puro. Itens menos puros são chamados de banhados a ouro.

  2. Procure por marcações na peça. Normalmente, as joias de ouro são marcadas com um número e a letra K, marcando a pureza em quilates. Então, 10K é um ouro de 10 quilates e 24K um ouro de 24 quilates. Essa marcação normalmente se encontra no fecho de colares e braceletes, na parte interna de um anel e traseira de um brinco.

  3. Utilize um kit de teste de ouro. Esses kits utilizam ácidos para determinar a pureza do ouro. Eles normalmente possuem garrafas separadas para 10K, 14K, 18K, 22K e 24K. Para utilizá-lo, raspe a joia na pedra do kit. Faça isso em uma área protegida, como o interior de um fecho, pois isso danificará a peça. O teste possuirá as instruções exatas de uso. O tempo necessário para o ácido dissolver o ouro é um indicador de sua pureza.

Dicas

  • Pode haver restrições para o envio de kits para testes de ouro que contenham ácidos, dependendo das leis vigentes no país.

Aviso

  • Tome cuidado ao utilizar os ácidos, pois eles são altamente tóxicos.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article