Mais
×

Como determinar se um anel é de ouro maciço ou folheado

Atualizado em 17 abril, 2017

Ao comprar um anel de ouro de um vendedor, loja de joias usadas ou de alguma outra fonte, deve-se assegurar que está comprando algo legítimo. Joias folheadas a ouro, embora sejam atraentes, podem desgastar e perder seu brilho mais facilmente do que de ouro maciço. Há alguns sinais e testes denunciadores que podem ser realizados em casa para indicar se um anel é folheado ou ouro maciço.

Instruções

É importante saber se sua joia é de ouro maciço ou apenas folheada (Sam Robinson/Photodisc/Getty Images)
  1. Determine o peso do anel. Joias de ouro são geralmente mais pesadas do que as folheadas a ouro. Tente encontrar um anel comparável e observe os pesos. Embora isso não determine definitivamente se a peça é de ouro maciço ou não, esse é um bom começo.

  2. Identifique marcações no anel. As letras HGE (ouro galvanizado) ou RGE (chapas laminadas de ouro) dizem se uma joia é folheada, mas nem todas essas peças possuem marcas. Algumas joias de ouro maciço, mas não todas, têm uma "marca do fabricante", que indica o quilate do ouro. Embora essas marcações ajudem, a ausência delas não indicam se o anel é folheado a ouro ou não.

  3. Use o ácido nítrico para testar se um anel é de ouro maciço ou folheado. Faça um pequeno arranhão no lado de dentro do anel, onde não seja visível ao usar a peça. Use luvas e um palito de madeira para aplicar o ácido nítrico no arranhão. Se não houver reação, então ou anel é provavelmente de ouro maciço.

  4. Compre um testador elétrico de joia de ouro. Esses produtos podem geralmente ser comprados em uma loja de joias ou em uma loja online.

Aviso

  • Tenha cuidado ao usar qualquer ácido em sua casa.

O que você precisa

  • Ácido nítrico
  • Luvas
  • Palito de madeira
  • Testador elétrico de joias
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article