Mais
×

Como descobrir a resistência de um resistor queimado

Atualizado em 20 julho, 2017

Um problema comum em circuitos eletrônicos é a queima de resistores, que normalmente acontece quando há excesso de tensão sobre esse tipo de componente. Em condições normais, a função de um resistor é limitar o fluxo de corrente no circuito e liberar o excesso em forma de calor. No entanto, quando a tensão é muito alta, o resistor não consegue liberar toda a energia e começa a queimar. Ao queimar completamente, ele não permite que a corrente elétrica flua no circuito, o que pode danificar outros componentes. Para descobrir se um resistor queimado ainda funciona, meça sua resistência com auxílio de um multímetro.

Instruções

Multímetros digitais são utilizados para medir tensão, corrente e resistência (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Prenda uma das ponteiras no terminal positivo e a outra no negativo do multímetro.

  2. Conecte o outro lado das ponteiras nos dois terminais do resistor queimado. Os resistores não possuem polaridade, portanto, não há distinção para qual ponteira usar em que terminal.

  3. Encontre os valores de medida em ohm no multímetro e selecione o maior valor de resistência possível.

  4. Se o valor lido no multímetro for zero ou perto de zero, selecione uma configuração menor e repita o processo até visualizar um número inteiro. Caso a medida continue em zero, independentemente da configuração, o resistor não está funcionando, ou seja, não é mais capaz de limitar a corrente que passa pelo circuito, e deve ser descartado.

Dicas

  • Para garantir a precisão das medidas, verifique se a bateria do multímetro está em boas condições.

Aviso

  • Desconecte um dos terminais do resistor antes de medi-lo, pois resíduos de corrente elétrica permanecem no circuito e podem danificar o multímetro. Substitua os resistores queimados, mesmo que sua resistência esteja correta, pois eles estão danificados, podem parar de funcionar parcial ou completamente a qualquer momento e até mesmo danificar outros componentes.

O que você precisa

  • Multímetro digital
  • Duas ponteiras de multímetro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article