Mais
×

Como realizar a subtração quando há mais de um zero

Atualizado em 17 abril, 2017

No início da sua aprendizagem, você provavelmente aprendeu como realizar a subtração básica escrita. Subtrai-se o número inferior do superior em cada coluna separadamente da direita para a esquerda para obter a diferença entre os dois números. Caso o número superior seja menor que o inferior, deve-se "emprestar" um valor de dez do número superior da coluna da esquerda para concluir a subtração e subtrair uma unidade do número que emprestou para o outro. Quando o número ou os números à esquerda forem zeros, no entanto, o processo é um pouco mais complicado.

Instruções

É possível realizar subtração escrita com mais de um zero, usando o método de "emprestar" (Polka Dot/Polka Dot/Getty Images)
  1. Risque o número superior na primeira coluna que encontrar o número superior menor que o logo abaixo. Escreva o número que for dez unidades maior acima do número riscado e faça a subtração da coluna. Por exemplo, caso tenha um exercício de "300 - 135", é preciso riscar o zero mais à direita e escrever um dez sobre ele, realizar a subtração "10 - 5" e obter cinco como a resposta dessa subtração mais à direita.

  2. Risque o zero restante na coluna subtraída e escreva um nove sobre ele, realizando a subtração nessa coluna. Repita isso para cada coluna consecutiva que encontrar com um zero como número superior, movendo-se para a esquerda. Por exemplo, risque o segundo zero da direita e escreva um nove sobre ele, subtraia "9 - 3" e obtenha o segundo dígito da direta na sua resposta, que é seis.

  3. Risque o número superior na coluna à esquerda do último zero encontrado. Após, escreva o número que é uma unidade menor. Por exemplo, risque o três e escreva dois sobre ele, realizando a subtração "2 - 1" para obter um na parte da esquerda. O resultado final será 165.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article