Mais
×

Como calcular a raiz quarta de um número

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A raiz de um número é um valor numérico multiplicado por si mesmo um certo número de vezes que se iguala ao número original. Se você tem de encontrar a raiz quarta de um número, isso significa que você deve encontrar um valor que, multiplicado por si quatro vezes, te dará o número. Essa tarefa pode ser encontrada em um trabalho de escola, nas aulas de matemática da faculdade ou em um curso de álgebra.

Instruções

Livros didáticos de álgebra geralmente contêm problemas que lidam com as raízes de números ou variáveis (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Escreva o número do qual você quer encontrar a raiz quarta.

  2. Anote uma estimativa do que acha possível ser o valor quando você multiplicá-lo quatro vezes por ele mesmo. Por exemplo, se escolher o número 100, você pode pensar no número 5 como a raiz quarta.

  3. Teste a sua estimativa, multiplicando o número por si mesmo quatro vezes. Neste exemplo, se multiplicarmos 5 x 5 x 5 x 5 teremos 625. Obviamente, isso não está nem perto de 100, então você vai ter que mudar o número.

  4. Altere e verifique sua estimativa até chegar à resposta correta através do processo de eliminação. Nesse exemplo, você pode dividir em cinco pela metade e terá 2,5. Se você elevar 2,5 à quarta potência, terá 39,0625, o que não é suficiente. Agora, se multiplicar 3 por 3, quatro vezes, terá 81, o que é mais perto. Como elevar 4 à quarta potência dá o resultado 256, você sabe que a resposta deve ser um pouco mais do que 3. Neste caso, você poderia continuar este processo até chegar à resposta correta, que é 3,1622777.

O que você precisa

  • Calculadora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article