on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como descobrir o tamanho da hipotenusa em um triângulo retângulo

Atualizado em 23 maio, 2018

Um triângulo retângulo é um triângulo que tem um ângulo reto, ou seja, igual a 90º. A fórmula para descobrir o tamanho da hipotenusa desse triângulo tem sido usada desde a Grécia Antiga. Ela é baseada no simples conceito matemático conhecido como "Teorema de Pitágoras". Pitágoras foi o matemático grego que descobriu a fórmula. Um lado do triângulo retângulo é sempre maior que os outros dois lados. Esse lado maior é conhecido como hipotenusa e será sempre oposto ao ângulo reto do triângulo. Os outros dois lados são chamados de catetos.

Instruções

É muito simples descobrir o tamanho da hipotenusa utilizando o Teorema de Pitágoras (NA/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Calcule o quadrado de cada cateto, multiplicando o tamanho de cada um por ele mesmo. Por exemplo, se um cateto mede 5 cm, seu quadrado é 25 cm.

    Loading...
  2. Some o valor dos quadrados dos dois catetos.

  3. Calcule a raiz quadrada do resultado da adição. Esse comprimento será o tamanho da hipotenusa.

Loading...

Dicas

  • Segundo o Teorema de Pitágoras, a² + b² = c², onde "a" é a hipotenusa e "b" e "c" são os catetos. Por extenso, a fórmula pode ser descrita dessa maneira: "A soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa."
  • Por exemplo, considere um triângulo retângulo de catetos de 3 e 4 cm. 3 x 3 = 9 e 4 x 4 =16, cuja soma é 25. A raiz quadrada de 25 é 5, portanto, a hipotenusa mede 5 cm.
  • A raiz quadrada nem sempre será exata, por isso a calculadora pode ser necessária em alguns casos.

O que você precisa

  • Calculadora (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...