on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como desenhar uma cachoeira

Atualizado em 17 abril, 2017

Cachoeiras existem em muitas formas e são muitas vezes uma combinação de efeitos. Podem ser uma cascata alta que mergulha fundo ou um filete d'água de um riacho que cai de uma saliência. Não importa o tamanho, todas as cachoeiras são moldadas pela terra por baixo delas e esses elementos precisam ser retratados em qualquer desenho. Existe uma diferença nas qualidades lineares da água que cai de uma saliência ou da face de um rochedo. Estude como a água se move pelo terreno, para descrever a estrutura.

Instruções

Cachoeiras são formadas de várias maneiras em rios e riachos (NA/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Estude pessoalmente a queda da água ou uma imagem de uma cachoeira. Note os reflexos que criam os realces e a posição das sombras e das luzes na composição.

    Loading...
  2. Esboce ligeiramente os contornos da água e da terra à volta. Indique a direção básica da água da cachoeira.

  3. Estime a distância relativa da copa das árvores para a superfície da água e use-a como uma unidade de medida para delinear a altura da cachoeira e os elementos naturais que a acompanham, como rochas que se sobressaem.

  4. Note onde ficam os pontos mais escuros na paisagem e faça áreas de cinza claro, para mostrar a localização na composição. Use a lateral da ponta do lápis para criar essas áreas. A justaposição de luz e sombra dá forma aos desenhos. Isso estabelece os valores para todo o desenho.

  5. Preserve os realces mais claros da cena pontilhando em volta dos contornos e mantendo-os brancos enquanto adiciona o resto das formas essenciais. Em geral existe uma grande porção branca na parte de baixo de uma cachoeira.

  6. Adicione outra camada de grafite às porções mais escuras da cena. Os detalhes emergem à medida em que você indica as áreas.

  7. Acrescente folhagem, formas de rochas e outros detalhes para acentuar a água.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...