Como misturar a resina de fibra de vidro e seu catalisador

Escrito por larry simmons | Traduzido por franciele gobi
Como misturar a resina de fibra de vidro e seu catalisador
Superfícies de resina de fibra de vidro são coloridas com uma pasta de pigmento antes da moldagem (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Para aplicar tecido ou tapete de fibra de vidro, ou criar uma mistura dessa mesma fibra para um processo de moldagem, é necessário, primeiro, misturar uma resina para o material. No caso de tapetes e tecidos de fibra de vidro, a resina age como material de preenchimento e endurecedor, mantendo os filamentos de fibra unidos e preenchendo os espaços entre a trama, para criar uma superfície impermeável. Quando utilizada com filamentos muito pequenos de fibra de vidro, a mistura de resina serve como transportador e ligante, permitindo derramar os filamentos em um molde, onde a resina os endurecerá na forma desejada. Independentemente de como a resina é utilizada em conjunto com a fibra de vidro, o processo de resina-para-catalisador utilizado para o endurecimento é o mesmo.

Instruções

  1. 1

    Derrame a resina em um balde, adicionando apenas a quantidade que acredita que será possível utilizar dentro de 15 a 20 minutos. A resina começa a secar imediatamente após a adição do catalisador e, depois de 15 ou 20 minutos, começa a endurecer de modo irreversível. Mantenha um registro cuidadoso de quanta resina é adicionada ao balde.

  2. 2

    Derrame o endurecedor PMEC ou o catalisador para a resina em um copo de medição. Adicione apenas a quantidade de resina necessária, de acordo com as instruções de mistura do fabricante, para que a medida seja adequada em relação à quantidade de resina do balde. A razão de mistura comum para PMEC é de 1% do peso da resina, que é cerca de 5,5 ml de catalisador, para cada 500 g de resina.

  3. 3

    Adicione o catalisador ao balde de resina. Misture-o na resina com um bastão de madeira. É possível saber que a mistura está completa pela falta de estrias ao longo da resina.

  4. 4

    Adicione a pasta de coloração à mistura de resina para tingi-la. Quanto mais pigmento for adicionado à mistura, maior será a profundidade da cor. Misture com o bastão de madeira, até que a cor torne-se homogênea por toda a resina.

O que você precisa?

  • Resina de poliéster
  • Endurecedor PMEC (Peróxido de metil-etil-cetona)
  • Balde
  • Copo de medição
  • Bastão de madeira para agitação
  • Pasta de pigmento da cor desejada

Lista completaMinimizar