Mais
×

Como desenhar uma capa para gibi

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A capa de um gibi é bem mais do que só uma boa foto. Um gráfico atraente em uma capa padrão tem que dividir espaço com outros elementos do gibi, tudo em aproximadamente 182 centímetros quadrados — o que não é tão grande quanto parece. Se você quiser imprimir coleções de seu web gibi por razões promocionais ou lucrativas, você precisa ter algumas coisas em mente, como por exemplo, fazer um trabalho coerente de arte ao invés de fazer uma mistura de coisas que ninguém vai querer olhar, muito menos ler.

Instruções

Faça a capa de gibi mais chamativa, mas lembre-se sempre de usar apenas os elementos necessários para não sobrecarregar a capa aos olhos do leitor (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

    Como escolher os elementos da capa

  1. O seu logotipo será o item mais importante porque ele não mudará. Você pode alterar a arte da capa à cada edição, mas o título ou a combinação logo-título deve permanecer a mesma. Se utilizar os serviços de um editor de fora, provavelmente ele terá um logotipo próprio que deverá ser adicionado a capa, mas geralmente ele é bem menor comparado ao seu logotipo.

  2. Vários outros textos serão estampados em sua capa. Além do título principal, seu gibi pode ter um subtítulo e um número de edição para ajudar os leitores a acompanharem a história. Dar créditos ao escritor e ao artista costumava ser raro, mas hoje em dia já se tornou uma prática comum, por isso lembre-se de dar créditos aos principais colaboradores (escritores, roteiristas, ilustradores, etc).

  3. Para a capa, nada de uma cena da história com uma pose estilo pin-up da personagem principal para chamar atenção. A imagem certa chamará a atenção do leitor e o deixará curioso para ler a história. Faça uma boa representação da edição, mas sem dar muito da história.

    Como colocar os elementos juntos

  1. Digitalize seus projetos em um programa de edição de foto, ou fotocopie os elementos em vários tamanhos para depois ajustá-los manualmente. Tenha sempre em mente que o seu espaço de trabalho é de aproximadamente 17 cm de largura por 26 cm de altura. Mova as peças ao redor para encontrar o melhor posicionamento e equilíbrio entre todos os elementos.

  2. Tenha em mente o princípio Z, que traz a atenção do leitor ao longo do topo, vindo da esquerda para a direita (tradicionalmente onde vão o logotipo e o título principal), descendo do canto superior direito para o canto inferior esquerdo e, em seguida, indo para o canto inferior direito, ao longo do fundo (onde geralmente vão os créditos ou o título do episódio). Essa não é a única maneira de formatar imagens, mas é a que melhor funciona na maioria das vezes.

  3. O gráfico da capa atual deve ser desenhado com parte dos outros elementos. Se a sua imagem ocupa muito espaço você corre o risco do logotipo encobrir alguma característica importante, traços em pontos inapropriados ou toda a imagem que será reduzida para caber na capa, desperdiçando o espaço que poderia ter sido melhor utilizado.

Dicas

  • Certifique-se de que todas as fontes e letras se encaixam com o estilo geral da capa.
  • Mantenha as imagens organizadas e com clareza, muitas coisas "acontecendo" confundirão o leitor.
  • O logotipo e título devem ser legíveis acima de tudo. Fontes ou logos estilizados são ótimos, mas tome cuidado para não enfeitar demais e acabar perdendo o sentido de tudo.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article