×
Loading ...

Como escrever um bom parágrafo de contextualização

O parágrafo de contextualização é a introdução do artigo e serve para prender a atenção do leitor, definir os parâmetros do artigo e explicar a perspectiva que será usada durante a análise. Ele também lhe dá a chance de proporcionar ao leitor uma declaração de tese clara, uma frase que declara o ponto principal do artigo. Ao ler o parágrafo, o leitor deve ter uma ideia clara do que esperar do resto do artigo.

Instruções

O parágrafo de contextualização é a base do resto do seu artigo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Comece o parágrafo com uma frase que chame atenção, envolva o leitor e foque no tema escolhido. Use um fato, anedota, citação ou afirmação do que pretende explorar no artigo. Por exemplo, estabeleça o tom de um artigo literário com uma citação de "O Retrato de Dorian Gray", como: "O mundo pertence-lhe por um determinado tempo".

    Loading...
  2. Defina os parâmetros do artigo indicando eventos, fatos ou textos específicos que você pretende explorar. Por exemplo, conte ao leitor que você pretende explorar "O Retrato de Dorian Gray" em todo o artigo, informando-os que tudo irá girar em torno do livro.

  3. Explique a perspectiva que pretende abordar no artigo, citando a crítica literária, período ou definição específica que explique ao leitor como você chegou à sua perspectiva única. Explique de que forma sua perspectiva sobre o tema é diferente da de outros escritores, tendo a crítica de gênero como sua ideia única em "O Retrato de Dorian Gray".

  4. Escreva a declaração de tese, certificando-se de que ela seja direta e expresse o assunto do artigo. Para um artigo sobre a visão crítica de gênero de "O Retrato de Dorian Gray", escreva "O Retrato de Dorian Gray aborda a sexualidade em uma cultura opressiva e seus efeitos sobre os jovens daquela cultura", identificando seus dois pontos principais: a sexualidade em uma cultura opressiva e seus efeitos sobre os jovens.

  5. Releia o parágrafo de contextualização depois de concluir o ensaio para garantir que as informações do artigo batem com a introdução. Por exemplo, caso ache que não conseguiu expressar efetivamente sua ideia sobre a sexualidade em uma cultura opressiva em "O Retrato de Dorian Gray", reescreva esta parte do texto, focando no ponto específico que escreveu em sua tese.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...