Mais
×

Como desenhar chapéus

Atualizado em 17 abril, 2017

Desenhar é uma ótima maneira de expressar ideias. Colocar as coisas no papel ajuda a lembrar delas. Mantenha seus desenhos para referências futuras. Desenhar acessórios de moda pode ser muito divertido e viciante. Comece com desenhos de chapéus chiques e talvez isso poderá inspirar a desenhar outras grandes ideias. Quanto mais você desenhar, mais as ideias florescerão.

Instruções

    Chapéu chique

  1. Observe o chapéu que você quer desenhar. Use um anúncio de revista como referência do tipo de chapéu desejado. Vá a uma loja de departamento, escolha alguns modelos e estude-os. Observe a textura, o formato e detalhes ornamentais que você goste e tome notas do que não gostar.

  2. Faça algumas anotações no caderno de esboços e tente fazer um estudo rápido do que observou. Faça-o observando atentamente o objeto. Escolha um lápis 2B e não olhe tanto para o papel quanto gostaria. Esboce as formas do chapéu de acordo com o que parecer adequado para você. Faça esse exercício para treinar a parte do cérebro responsável por desenhar. Tenha uma ideia de como o objeto se parece enquanto tenta traduzi-lo para o papel. Faça quantos esboços quiser.

  3. Dedique tempo ao estudo do chapéu a ser desenhado. Após observar os esboços iniciais, faça mais alguns estudos rápidos de diferentes ângulos. Desenhe o chapéu na cabeça de um manequim, visto de cima, e sobre a mesa, com uma perspectiva lateral. Não passe muito tempo olhando as linhas que está traçando, mas foque em como as formas se comportam ao serem colocadas no papel.

  4. Leve seus desenhos para fazer o acabamento em casa. Observe mais algumas revistas de moda e procure por modelos similares. Retire algumas páginas que se pareçam com o chapéu da loja e junte-as com as páginas que viu no passo número 1. Esboce os chapéus vistos nas revistas e estude a curva, o ângulo e a posição de cada linha.

  5. Observe seus desenhos e veja a forma e o design em todos eles. Vire até uma página em branco e use os estudos rápidos como referência para desenhar a versão final do chapéu. Faça linhas simples e claras para o desenho inicial. Se estiver satisfeito com o que desenhou, adicione mais sombreado, para criar profundidade e volume.

  6. Use um lápis H para sombras mais claras; o HB é um pouco mais escuro do que o H, mas ainda é claro. Use um lápis 2B para a tonalidade padrão e média. Desenhe com o 2B, pois é fácil de apagar (os lápis H, embora sejam de tonalidade mais clara, tendem a arranhar o papel). Use 4B ou 5B para criar sombreados mais escuros. Adicione detalhes coloridos usando lápis de cor, como flores ou um broche. Contorne o desenho final com um marcador de ponta fina, se deseja dar ao desenho um ar mais gráfico e pronto para uso. Mantenha o desenho mais livre e relaxado, caso queira usá-lo como arte. Faça um contorno mais rígido com marcador se estiver usando para um projeto de design, que será confeccionado no futuro, de acordo com o seu critério.

Dicas

  • O desenho é a arte de ver alguma coisa. A habilidade de se traduzir o que você vê no papel, de forma pessoal. Pratique o máximo que puder. Pressione levemente com o lápis H, enquanto faz o sombreado.

Aviso

  • Não julgue seu desenho quando fizer um estudo rápido. Não faça uso de palavras como bom, ruim etc.
  • Tenha uma aproximação científica e fria do desenho. Desenhe como se estivesse fazendo um experimento científico, ansioso por passar todas as etapas e chegar ao resultado final.

O que você precisa

  • Páginas de revistas, fotos ou chapéus
  • Caderno ou bloco de esboços de tamanho médio
  • Lápis para desenho (2H, HB, 2B, 4 ou 5B)
  • Borracha
  • Lápis de cor
  • Marcador com ponta fina
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article