Curiosidades sobre as tradicionais roupas irlandesas

Escrito por g.d. palmer | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Curiosidades sobre as tradicionais roupas irlandesas
Roupas tradicionais irlandesas não precisam ser verdes nem costumam ter trevos (shamrock image by Jarek Miarka from Fotolia.com)

Falar sobre as tradicionais roupas irlandesas não é um assunto fácil. O país não tem um traje nacional que defina "roupa irlandesa" e pode se referir a qualquer tipo de vestes históricas e trajes de sapateado modernos, por exemplo. Saber um pouco sobre as diferentes formas tradicionais de um irlandês se vestir é uma boa oportunidade para conhecer um pouco da cultura desse país.

Outras pessoas estão lendo

Idade Média e Renascença

Durante a Idade Média e a Renascença, o povo irlandês costumava usar uma grande camisa de linho, chamada de leine, que normalmente era amarela. Os homens a usavam com uma jaqueta de lã, calções e um tipo de capa chamada de manto. As mulheres usavam um vestido longo, com um laço na frente, e um ornamento na cabeça feito de um rolo de linho. Outras roupas dessa época costumavam ter mangas que não eram mais do que faixas de pano, para deixar espaço às mangas maiores do leine.

Séculos 18 e 19

O advento da lei e da cultura britânica nos séculos 18 e 19 desencorajou os irlandeses a usarem suas roupas tradicionais. Durante um período desse tempo, essas roupas foram consideradas ilegais. Os irlandeses tendiam a se vestir de maneira similar aos ingleses durante esse período. Mas algumas preferências nacionais era usadas, como as mulheres irlandesas do século 19 usando uma anágua vermelha e os homens uma espécie de paletó chamado fraque.

Sapateado

Sapateado irlandês é associado com kilts (saia masculina) e vestidos elaboradamente bordados, que muitos confundem com roupas tradicionais. No entanto, são usados apenas em meados dos anos 90. De acordo com a Diochra, dançarinos do século 19 costumavam usar suas roupas comuns, com os homens vestindo calções até os joelhos. Não foi até o Renascimento gaélico, perto do fim do século 19, que as pessoas começaram a usar roupas feitas especificamente para a dança. Durante o século 20, a moda para danças mudou várias vezes.

Kilts

Muitas pessoas acreditam que o kilt faz parte da vestimenta histórica dos irlandeses, especialmente por ser usado bastante pelos dançarinos de sapateado. No entanto, de acordo com a Clannada na Gadalica, não há evidências de que as roupas irlandesas de antes tenham incluído um kilt. De acordo com o site Reconstructing History (reconstruindo a história), o kilt irlandês pode ter surgido em 1900, quando o nacionalista irlandês Padraic Pearse recomendou a James O'Kelly usar um kilt ao invés de um calção até os joelhos, pois ele achava que fossem indignos. Kilts se tornaram populares no mundo do sapateado nas décadas de 1930 e 1940, o que pode ter popularizado como uma roupa irlandesa tradicional.

Considerações

Devido à grande variedade de opções que podem ser consideradas roupas tradicionais irlandesas, é uma boa ideia pesquisar antes de ir à um festival ou evento onde roupas tradicionais são apropriadas. O leine e manto da era Medieval podem ser apropriados para uma feira da Renascença ou alguns festivais irlandeses, mas não seriam uma boa escolha para uma festa ou evento de dança. Do mesmo modo, uma roupa de sapateado pode parecer muito formal ou anacronística em um evento onde modas mais antigas são preferidas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível