×
Loading ...

Como desenhar um estádio de futebol

Se você gosta de desenhar, que tal se aventurar pelo mundo do futebol? Com a chegada da Copa do Mundo no Brasil, uma boa dica é desenhar projetos de estádios de futebol. E modelos não faltam. Felizmente, o Brasil possui uma série de bons modelos, inclusive os 12 estádios padrão Fifa que serão usados na Copa do Mundo de 2014. Cada estádio segue uma forma distinta de arquitetura. Ainda assim, a base, o campo, as laterais e as arquibancadas seguem um modelo universal, que pode ser realizado mesmo se você não for um desenhista profissional. Confira nossas dicas e mãos à obra.

Instruções

Uma forma de aprender a desenhar estádios de futebol é observando modelos reais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. O primeiro passo na hora de começar qualquer desenho é refletir sobre o resultado final que você deseja alcançar. Por isso, a pesquisa é parte integrante do trabalho de um desenhista, seja ele iniciante ou veterano na área. Uma dica para começar a pensar seu projeto é pesquisando estádios de futebol para basear seu desenho. Escolha um tipo de estádio que mais o chame a atenção, seja pelas linhas, pelo formato ou pela arquitetura como um todo.

    Loading...
  2. Com o plano em mente, é hora de começar o projeto. Comece traçando as linhas base do campo. Para isso, será necessário conhecer as dimensões do campo de futebol. Basicamente, um estádio tem no mínimo 90 m de comprimento e 45 m de largura. Mas as medidas podem chegar a, no máximo, 120 m por 90 m, dependendo do estádio. Se desejar fazer um desenho mais fiel à realidade, basta adaptar as escalas reais para escalar em centímetros.

  3. Então, desenhe o retângulo que representará o campo. Não se esqueça das traves localizadas nas linhas de meta.

  4. Com ajuda de régua, desenhe os traços da grande área e pequena área. Com um pequeno compasso, realize o círculo central do meio-campo. Finalize com os símbolos circulares bem no centro do campo e nas marcas dos pênaltis. Não se esqueça da linha de escanteio e das meias-luas nas duas áreas.

  5. Com o campo já pronto, é hora de desenhar o resto do estádio. Uma dica é começar pelas arquibancadas. Procure arquibancadas de estádios que você admira e utilize-as como modelo.

  6. Por fim, tem o acabamento do estádio, que pode ser tanto de vão livre quanto de teto circular. Se for esse o caso, o compasso pode ajudar a realizar um desenho mais preciso. Novamente, pesquisar estádios já existentes ajuda a realizar um desenho fiel à realidade.

  7. Agora que o desenho está pronto, você pode colori-lo da forma como desejar. Se preferir, adicione jogadores no desenho. Também é possível acrescentar o juiz, os bandeirinhas e até os técnicos, para deixar o desenho mais completo.

Loading...

Dicas

  • Para praticar o conceito da perspectiva em um desenho, uma boa dica é ir desenhando a partir de figuras geométricas. Assim, é mais provável realizar um bom desenho começando por um retângulo do que riscar traços gerais, por exemplo.
  • Também é possível realizar o mesmo desenho em aparelhos como tablet ou mesmo no computador. Nesse caso, fica mais fácil na hora de compartilhar seu desenho pela web.

O que você precisa

  • Papel
  • Régua
  • Compasso
  • Lápis ou lapiseira de sua preferência
  • Lápis de cor ou outro material para colorir (giz de cera, canetas esferográficas, etc)

Referências

Loading ...
Loading ...