Mais
×

Como desenhar faces em croquis

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Croquis de moda são uma forma de arte em si mesmos. Criar um croqui de qualidade é um talento que qualquer estudante de moda sério deve cultivar. Ainda que as roupas sejam o foco central desse tipo de desenho, também é importante desenhar as faces que complementam a ilustração de modo adequado. Aprenda alguns passos básicos que lhe ajudarão a desenhar rostos em croquis e darão mais profundidade e estilo às suas ilustrações.

Instruções

  1. Comece folheando revistas e adquirindo uma noção de como modelos de moda normalmente posam em uma foto. Preste atenção na simetria básica do rosto, principalmente a expressão, para que possa compreender a importância da simetria na criação de um croqui.

  2. Esboce cada parte do corpo separadamente em outros papéis do bloco de desenho com um lápis duro ou caneta de tinta preta antes de desenhar o rosto como um todo. Comece com os olhos, depois pratique narizes, lábios, cabelo e sobrancelhas. Tenha bom senso para não colocar muito detalhe nos rostos, pois eles não serão o foco principal do seu croqui.

  3. Decida se quer desenhar uma forma masculina ou feminina. Mantenha-se em convenções básicas de gênero quando escolher o formato da cabeça do desenho. Rostos de homens devem ter ângulos pronunciados, enquanto os das mulheres devem ser longos, elegantes e equilibrados. Utilize a menor quantidade de traços possível enquanto continua a manter um senso de estilo na face.

  4. Apenas "sugira" os relevos ao invés de esboçar detalhadamente cada contorno da face. Trace uma linha simples para o nariz ou mesmo alguns traços para o cabelo, a fim de dar ao desenho um ar mais elegante e estiloso.

  5. Esboce o formato utilizando formas básicas de croqui. Lembre-se de dar mais atenção às dobras das roupas e à ideia básica do vestuário. Depois, escolha uma cabeça para acompanhar o vestuário, dando atenção especial ao posicionamento. Copie a propaganda de moda ou estilo de fotos da sua revista de moda favorita.

  6. Adicione um pouco de cor ao rosto, como lábios vermelhos, uma pitada de cor nos cabelos ou maquiagem nos olhos para dar destaque. Depois, retoque a ilustração com a caneta de tinta preta, caso não tenha desenhado com ela inicialmente, para fazer o acabamento. Reforce os traços simples da face com a caneta enquanto mantém as características óbvias de um rosto.

Dicas

  • Chame um dos seus amigos para posar como modelo para suas ilustrações e para praticar perspectiva.
  • Seja criativo e experimente métodos diferentes de desenho do rosto. Sinta-se livre para exagerar os lábios ou o cabelo, ou mesmo tirar os olhos ou os nariz do desenho. Esse estilo geralmente é aceitável em croquis.

O que você precisa

  • Bloco de desenho
  • Lápis
  • Caneta
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article