Como desenhar um mapa passo a passo

Desenhar um mapa exige vários passos

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

A cartografia é o estudo e a prática de fazer mapas. Eles são essenciais por muitas razões, incluindo mostrar as fronteiras políticas, a localização dos pontos de referência físicos, capitais e cidades ou para fornecer um senso de escala para o observador. Desenhar mapas também pode ajudar a planejar destinos ou obter direções. Caso esteja criando um, mantenha algumas técnicas de desenho em mente.

Step 1

Pesquise a área que deseja mapear. Por exemplo, caso esteja criando um mapa de uma cidade, é uma boa ideia rever fotografias aéreas dela, a fim de estabelecer as suas fronteiras. Uma boa dica também é usar a latitude e a longitude para traçar os pontos turísticos geográficos. Se estiver desenhando um mapa de um local para outro para uma referência informal, você pode usar um dispositivo GPS para traçar a sua rota.

Step 2

Determine o tamanho do seu mapa dependendo do tamanho da área que deseja cobrir. Isso garantirá que a sua escala esteja correta. Por exemplo, caso esteja criando um mapa de uma área de 20 km de largura por 20 km de comprimento, será preciso criar um perímetro para o mapa de 10 cm de altura por 10 cm de largura. Cada centímetro na página representará 4 km². Use uma régua para desenhar uma grade ou use um papel milimetrado para manter a precisão. Inclua um gráfico de escala no canto do mapa para dar ao observador um senso de proporção de fácil referência.

Step 3

Desenhe o perímetro exterior da área que estiver mapeando. Você pode começar criando círculos, ovais ou quadrados aproximados dependendo da forma, depois ajustando as bordas para tornar a forma da área de terra mais precisa. Apague as linhas desnecessárias conforme vai avançando.

Step 4

Adicione detalhes ao mapa para torná-lo o mais preciso possível. Use sombras para criar altura, como ao desenhar montanhas ou vulcões. Você também pode usar sombras para criar profundidade, como em vales ou desfiladeiros.

Step 5

Colora o seu mapa para melhor identificar as suas partes. Isso facilitará o processo de referência. Por exemplo, azul significa água e verde ou marrom significa terra. Isso permite que o observador olhe rapidamente para o mapa e determine suas principais características.

Step 6

Classifique as cidades, pontos turísticos, massas de água e outros recursos geográficos no seu mapa. Uma boa ideia é criar uma legenda para torná-lo fácil de referenciar. Por exemplo, uma estrela dentro de um círculo pode indicar a capital, círculos podem ser a etiqueta para as cidades e linhas pontilhadas podem significar linhas de fronteira. Inclua a legenda em algum lugar no mapa para uma revisão rápida.

eHow Brasil
×