Mais
×

Como desenhar em perspectiva no AutoCAD

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma visão em perspectiva de um objeto mostra, pelo menos, duas bordas paralelas entre si. Essas arestas devem parecer estar convergindo uma para a outra, de modo que vão se afastando da sua linha de visão. Desenhar em perspectiva no AutoCAD envolve o uso de uma série de comandos, incluindo o comando "Perspective" (Perspectiva). Outros comandos que são necessários para produzir uma imagem em perspectiva incluem aqueles que mudam a forma na qual um objeto é observado. O AutoCAD possui vários desses comandos. O "3dorbit" é um dos mais comumente usados.

Instruções

Digitar “perspective 0” desativa o comando "perspective" (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Visão em perspectiva de um obejto 2D

  1. Digite o comando "rectangle" (retângulo) e pressione "Enter". Ele coloca o AutoCAD no modo de desenhar retângulos. Essas formas são eficazes para demonstrar uma visão em perspectiva por ter dois conjuntos de linhas paralelas. Você verá essas linhas convergirem na Etapa 2 do modo "Perspective" (Perspectiva).

  2. Clique em qualquer lugar da janela para inserir o primeiro ponto do retângulo, arrastando-o para definir seu tamanho. Clique novamente para finalizar. Observe que seus lados são paralelos. Você está olhando para o retângulo na vista "Top" (De cima), que não é uma perspectiva.

  3. Digite “3dorbit" e, em seguida, pressione "Enter". Esse comando diz ao AutoCAD para orbitar o ponto de visão no espaço 3D, com base em seus movimentos do mouse.

  4. Clique com o botão esquerdo do mouse e arraste para orbitar o ponto de visão. Note que pelo menos dois dos lados do retângulo parecem ser mais curtos do que eram na vista "Top" (De cima). Esse efeito é chamado de "encurtamento". Observe também que as margens opostas do retângulo ainda são paralelas. Isso significa que você ainda não está olhando para uma imagem em perspectiva.

  5. Digite "Perspective" (Perspectiva) e, depois, "1", fazendo com que o AutoCAD gere a visualização em perspectiva. Observe que as arestas do retângulo não estão mais paralelas. Elas parecem convergir entre si, que é o sinal característico de uma perspectiva linear.

    Objeto em 3D

  1. Clique no menu "View" (Visão) e, em seguida, no cabeçalho "Orbit".

  2. Clique no comando "Free orbit" (Órbita livre), que permite girar o ponto de visão atual para criar uma vista em perspectiva.

  3. Clique no botão esquerdo do mouse e arraste até os eixos "X", "Y" e "Z" no canto inferior esquerdo da tela estarem visíveis. Isso significa que você poderá visualizar a largura, profundidade e a altura da caixa que será desenhada em seguida.

  4. Clique na aba "Home" (Início) e no botão "Box" (Caixa), localizado na aba "Modeling" (Modelagem). O comando "Box" permite desenhar caixas em 3D, que demonstram claramente o fenômeno da perspectiva linear.

  5. Clique no visor e, em seguida, arraste para definir a parte inferior da caixa.

  6. Clique novamente para concluir a parte inferior da caixa e, em seguida, arraste para aumentar a altura. Após isso, dê mais um clique para completá-la. Observe que os lados opostos de cada lado da caixa são paralelos. Isso significa que o ponto de visão ainda não está em perspectiva.

  7. Digite "perspective 1" para ativar o efeito de perspectiva. As extremidades opostas da caixa não estarão mais em paralelo, indicando que o fenômeno está funcionando corretamente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article