Mais
×

Como destruir colônias de formigas de maneira natural

Atualizado em 17 fevereiro, 2017

As formigas são criaturas fascinantes. Elas vivem em colonias semelhantes às nossas cidades e cada uma delas é especializada em um tipo de trabalho, assim como nós. Por isso, talvez você sinta uma certa afinidade com esses insetos, até que eles resolvam colonizar seu gramado e tenham que ser exterminados. Existem diversos remédios naturais para eliminar as formigas, com variados graus de sucesso.

Instruções

As formigas estão entre os insetos mais bem-sucedidos do mundo (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

    Água fervente

  1. Identifique a abertura no chão pela qual as formigas saem da colônia. Embora não haja nenhuma garantia de que essa abertura leve ao interior da colônia, normalmente ela é o caminho.

  2. Ferva 11 litros de água. Despeje a água fervente dentro do buraco de onde as formigas saem do formigueiro.

  3. Repita o tratamento sempre que notar a presença de formigas saindo do buraco no chão. Provavelmente será necessário refazer a operação durante vários dias até que elas não retornem mais.

    Urina

  1. Despeje urina diretamente na abertura do formigueiro. Ela irá afogar ou expulsar os insetos. As formigas dependem dos ferormônios para se comunicarem e encontrarem comida, e a urina impede que elas sigam as trilhas de ferormônio.

  2. Repita a operação até que todas as formigas sumam.

  3. Com uma mangueira, lave completamente a área para eliminar o odor de urina quando tiver certeza de que não há mais formigas no local.

    Soda cáustica

  1. Ponha luvas de borracha e óculos protetores. A lixívia é cáustica e pode causar queimaduras graves quando entra em contato com os olhos ou a pele.

  2. Derreta meia barra de sabão de lixívia em 19 litros de água fervente. Derrame a mistura diretamente sobre o formigueiro e faça um círculo com a solução ao redor da colônia para pegar aquelas que tentarem fugir. A lixívia queimará e matará as formigas.

  3. Lave a área completamente com uma mangueira para eliminar os restos da lixívia do chão. Ela não faz mal às plantas mas pode prejudicar os animais se for ingerida por eles.

Aviso

  • Se forem formigas-lava-pés, tome cuidado para não ser picado, pois sua picada pode ser muito dolorosa.
  • Cuidado para não se queimar ao carregar e despejar a água fervente.
  • Se seus olhos ou sua pele entrarem em contato com a lixívia, procure ajuda médica imediatamente.

O que você precisa

  • Recipiente
  • Água
  • Fogareiro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article