O ciclo de vida da mosca mutuca

Escrito por dawn colclasure | Traduzido por aline freixo
O ciclo de vida da mosca mutuca
A mutuca, também conhecida como moscardo, é frequentemente confundida com a mosca-do-veado (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

As moscas mutucas são frequentemente confundidas com a mosca-do-veado por sua semelhança e por ambas passarem sua fase larval no mesmo ambiente. Entretanto, além de ter características únicas, como asas mais escuras, as mutucas também se alimentam de outros mamíferos além dos veados, incluindo seres humanos. A mutuca fêmea é que suga o sangue dos mamíferos, já que os machos não possuem a protuberância com dentes afiados na boca que as fêmeas usam para perfurar a pele das vítimas. A mutuca fêmea deve ter ao menos uma refeição de sangue antes ser capaz de se reproduzir, e o estágio larval poderá durar por até três anos.

Ovos

As mutucas fêmeas colocam entre 25 e 1000 ovos. Um número tão grande pode exigir um grande espaço, mas a mutuca resolve esse problema colocando seus ovos em fileiras. Os ovos de mutuca são escuros e têm forma de haste. Eles são colocados em plantas que pendem sobre a água e eclodem entre cinco e doze dias.

Larvas

O estágio larval da mutuca ocorre na lama ou em terra úmida, assim como o da mosca-do-veado. A fase larval pode durar de um a três anos. As larvas caem dos ovos na lama e refugiam-se no solo. Elas também poderão cair na água e ser transportadas para a terra. A larva se alimenta de detritos orgânicos, insetos e minhocas, bem como de outras larvas de mutuca. As larvas amadurecem na primavera e entram na fase de pupa.

Pupa

A fase de pupa da mutuca em crescimento ocorre geralmente em solo seco. Ela também é conhecida como fase de casulo. Dependendo do ambiente e da espécie, essa fase pode durar entre seis e doze dias.

Adulto

A mutuca adulta emergirá das pupas quando a fase estiver completa. Essa fase geralmente ocorre no final do verão. As mutucas adultas são boas voadoras e partem imediatamente à procura de alimento e de um parceiro. Enquanto as fêmeas procuram por uma refeição de sangue, os machos se alimentarão de néctar e de secreções das plantas.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível