As desvantagens do cozimento solar

Escrito por jackie johnson | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 As desvantagens do cozimento solar
Fornos solares não precisam de temperaturas mornas para funcionar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O cozimento solar usa a luz do sol para criar calor para cozinhar os alimentos. As pessoas usam fornos e fogões solares em todo o mundo para economizar combustível, reduzir a poluição atmosférica e usar a energia renovável que o sol fornece. A principal desvantagem desses equipamentos é que eles não podem ser utilizados quando sol se põe, no início da manhã, durante a noite e quando o tempo está nublado ou ventoso.

Outras pessoas estão lendo

Função

Fornos solares só funcionam quando o sol está brilhando. Alguns desses tipos de fornos usam painéis reflexivos que focalizam a luz do sol em uma câmara de cozedura para elevar a temperatura o suficiente para cozinhar alimentos ou pasteurizar água. As pessoas que usam a cozinha solar para fazer refeições precisam cozinhar durante o dia, quando muitos estão no trabalho ou na escola.

Estilos

Alguns tipos de fornos solares funcionam melhor do que outros quando cozinha-se sob condições climáticas não ideais. Fornos de caixa podem reter mais calor do que fornos parabólicos, que contam com um sol constante para esquentar a comida, embora esses últimos criem muito mais calor do que os de caixa. Fornos de painel exigem menos atenção dos cozinheiros do que os de caixa, pois suas laterais são mais amplas e não precisam de tanto ajuste para manter o sol focado. A menos que os fornos de caixa ou parabólicos possuam rastreadores de sol automáticos, os cozinheiros precisam ajustar a posição dos aparelhos, o que leva tempo e faz com que ar quente ou frio entre em casa cada vez que a porta abre e fecha.

Considerações

Pode ser difícil julgar o tempo necessário para cozinhar em um forno solar, pois as condições meteorológicas determinam o quão eficiente um forno ou fogão funciona em um determinado dia. As pessoas que seguem receitas podem sofrer com a falta de tempo para cozinhar em uma hora importante. Quando um prato retiver bastante calor, mesmo que ele não esteja pronto, e o clima não for bom o suficiente para o cozimento solar, alguns cozinheiros isolam o alimento envolvendo o recipiente em mantas ou toalhas e colocando-o em um envoltório isolado como uma bolsa térmica.

Precauções

Os cozinheiros precisam ter certeza de que as temperaturas do fogão ou forno solar permaneçam acima de 70 ºC para cozinhar os alimentos com segurança. Fornos solares com refletores podem danificar os olhos quando olha-se diretamente para os painéis, já que eles são extremamente brilhantes. Fogões parabólicos precisam de atenção quase constante para manter o ponto focal apontado para o vasilhame. Eles fogões criam calor intenso no ponto focal e podem iniciar incêndios em segundos. Mantenha crianças e animais de estimação longe desses equipamentos e guarde o fogão parabólico em uma garagem ou na sombra.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível