Como detectar mentiras pelo movimento dos olhos

Escrito por nicolette smith | Traduzido por carlos augusto santana filho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como detectar mentiras pelo movimento dos olhos
Os movimentos dos olhos podem indicar quando uma pessoa está mentindo (oeil en azur image by Lounatiq from Fotolia.com)

Muitas pessoas afirmam saber quando estão sendo enganadas. Embora existam técnicas para identificar se um indivíduo está mentindo ou não, elas não são totalmente confiáveis e até mesmo os testes de polígrafo não provaram ser infalíveis. No entanto, você pode treinar sua observação para sinais não-verbais da linguagem corporal de alguém, expressões faciais e padrões de fala para ter noção se ele ou ela está mentindo para você.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Faça perguntas para testar um assunto. Primeiro questione algo que a pessoa esteja suscetível a responder com sinceridade e depois faça uma pergunta sobre um tema que ela possa mentir ou agir com um comportamento evasivo. Você pode pedir para que um amigo seja voluntário para o teste, mas seus resultados serão mais confiáveis se o sujeito não conhecer o seu experimento.

  2. 2

    Observe o comportamento característico e note a linguagem do corpo, o movimento dos olhos e a entonação da voz nas condições normais que o sujeito se encontra. A melhor maneira para saber quando alguém mentindo é conhecendo como se comporta quando fala a verdade.

  3. 3

    Verifique se há gestos evasivos. A pessoa está se mexendo? Está olhando nos seus olhos? Está sorrindo? Está relaxada no seu assento? Certamente alguns indivíduos são mais ativos que outros, portanto um comportamento hiperativo e inquieto não significa necessariamente uma mentira. Compare o comportamento fora do comum com o estado normal do sujeito.

  4. 4

    Avalie a objetividade das respostas. Quando você fizer uma pergunta, verifique se será dada uma resposta direta ou se será feito algum esforço para desviar ou mudar o assunto completamente. Um mentiroso estará ansioso para se afastar de qualquer tipo de investigação que o deixe desconfortável.

  5. 5

    Procure por atrasos ou pela pressa em dar respostas. O indivíduo leva um longo tempo pra responder? Ele interrompe sua pergunta? Se alguém toma muito tempo para fazê-lo ou se pede para que você repita a pergunta, pode ser que esteja ganhando tempo para dar uma resposta plausível. Também é possível que argumente rapidamente para encerrar o assunto com brevidade.

  6. 6

    Perceba um comportamento de desculpa, pois quem sustenta uma postura enganadora irá se revelar ao pedir perdão repetidas vezes desnecessariamente. Isso acontece por conta do seu subconsciente que o encoraja a reagir a um comportamento identificado como "errado".

  7. 7

    Observe-o por longos períodos de silêncio. Se o indivíduo é estranhamente silencioso, ele pode estar evitando contar mais mentiras e pode também ser agressivo na tentativa de evitar mais perguntas que o façam mentir.

  8. 8

    Concentre-se no rosto. Quando você faz uma pergunta, se a pessoa olha para a direita, acima do canto superior esquerdo do seu rosto, ela pode estar mentindo. Caso o sujeito seja canhoto a análise é invertida.

  9. 9

    Concentre-se na linguagem corporal. Um sujeito enganador olhará e terá frequentemente seu corpo apontado para longe de você, como se isso o protegesse do seu olhar. Esteja atento para movimentos como coçar a região da têmpora, deglutição excessiva, lamber os lábios e torcer as mãos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível