×
Loading ...

Como determinar o número de lâmpadas para um cômodo

A iluminação adequada de um cômodo fornece a luz necessária para tornar o ambiente acolhedor. O número de lâmpadas fluorescentes necessárias para um espaço interior não é uma ciência exata, mas várias dicas podem ser seguidas para garantir uma iluminação apropriada. As salas escuras não são visualmente atraentes e podem causar condições de trabalho arriscadas. Iluminação suficiente pode ajudar um cômodo a manter sua funcionalidade e apelo visual.

Instruções

Determine o número de lâmpadas fluorescentes (single bulb 02 image by Krzysztof Szargiej from Fotolia.com)
  1. Meça o cômodo usando uma fita métrica. Para determinar quantos metros quadrados ele possui, meça o seu comprimento e largura em metros. Se o tamanho da sala não for um número exato, aproxime para o número mais próximo.

    Loading...
    Meça o cômodo (measuring tape image by Rich Johnson from Fotolia.com)
  2. Multiplique o comprimento pela largura. Para calcular a iluminação do espaço corretamente, toda a área deve ser considerada. Por exemplo, uma sala de 4 por 5 m vai ter 20 metros quadrados. O cálculo seria 4 m X 5 m = 20 m².

    Faça os cálculos (calculator image by L. Shat from Fotolia.com)
  3. Determine se as janelas afetam a necessidade de luz. Se o cômodo será usado apenas durante o dia, o número máximo de lâmpadas fluorescentes não é a única consideração a se fazer. A luz do dia vai adicionar luz natural, mas se o cômodo vai ser usado durante a noite, mesmo que para limpeza, é preferível uma iluminação adequada.

    Considere as janelas (A shadow of a window cast on a wall in black and white image by David Smith from Fotolia.com)
  4. Escolha coberturas transparentes ou com leves texturas para as lâmpadas. Para aumentar a capacidade de iluminação no cômodo, escolha coberturas transparentes ou com texturas leves. Não escolha coberturas cinza ou filtradas, que reduzem a capacidade de iluminação das lâmpadas fluorescentes.

    Escolha coberturas de luz tranparentes (Fluorescent overhead lamp in office image by Alexey Kuznetsov from Fotolia.com)
  5. Use uma lâmpada tubular de 1,2 m para cada 2 metros quadrados. No exemplo mencionado anteriormente no passo dois, 20 metros quadrados precisariam de 10 lâmpadas. Então, um espaço de 4 por 5 m precisa de 10 lâmpadas, pois 20 dividido por 2 é 10. Em geral, lâmpadas fluorescentes tubulares são montadas em caixas no teto com duas ou quatro. Um cômodo com 4 por 5 metros de espaço precisa de pelo menos duas caixas de telhado e um bocal de duas lâmpadas. Para um design simétrico, cinco bocais com duas é mais adequado.

    Escolha os bocais das lâmpadas (single bulb 03 image by Krzysztof Szargiej from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Para evitar um brilho indesejado, escolha lâmpadas brancas suaves. A iluminação será a mesma, mas o brilho será reduzido.

Aviso

  • O excesso de lâmpadas fluorescentes pode ser tão ruim quanto a falta delas. Brilhos fortes e superfícies muito iluminadas não são adequados ao trabalho ou ao dia-a-dia.

O que você precisa

  • Fita métrica

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...