Mais
×

Como determinar o primeiro e terceiro quartis

Atualizado em 03 maio, 2018

Os quartis medem onde, em uma sequência de dados, um ponto específico está, relativo aos outros. O primeiro quartil é o ponto que é maior do que 25% dos dados. O terceiro quartil é maior do que 75% dos dados. Saber o primeiro e o terceiro quartis permite também calcular o intervalo entre quartis, que determina a mediana. Para calcular os quartis, você precisa saber do número de pontos no conjunto de dados.

Instruções

Os quartis medem onde, em uma sequência de dados, um ponto específico está, relativo aos outros (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  1. Conte o número de itens no conjunto de dados e ordene do menor para o maior. Por exemplo, se seu conjunto é {3, 9, 2, 4, 6, 3, 2, 9, 10, 4, 4}, você tem 11 pontos de dados que, ordenados, ficam {2, 2, 3, 3, 4, 4, 4, 6, 9, 9, 10}.

  2. Some 1 ao número de pontos. Por exemplo, 1 + 11 = 12.

  3. Multiplique o resultado por 1/4 para achar o item que serve como pequeno quartil. Neste exemplo, multiplique 12 por 1/4 para obter 3, significando que o terceiro menor número é o primeiro quartil. Neste caso, o terceiro menor é 3, significando que o primeiro quartil é igual a 3.

  4. Multiplique o resultado por 3/4 para achar o item no conjunto de dados que serve como terceiro quartil. Neste exemplo, multiplique 12 por 3/4 para obter 9, significando que o nono menor número é o terceiro quartil. Neste exemplo, o nono menor número é 9, significando que o terceiro quartil é 9.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article