Mais
×

Como determinar o sexo do seu periquito

Atualizada February 21, 2017

Se você trouxe à sua casa um pequeno periquito para ser parte da sua família, provavelmente um nome deve ser atribuído. Para tanto é necessário saber o sexo do passarinho. Muitas dicas básicas te ajudarão a determinar se o seu periquito é fêmea ou macho, mas a idade do pássaro também é um ponto importante. Olhando algumas características físicas, você será capaz de saber se deve chamá-lo de Sara ou de Tom.

Instruções

Determine o sexo do seu periquito (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Saiba a idade do seu periquito. Até um ano de idade, as fossas nasais (ou ceras) de machos e fêmeas têm a mesa cor, pode ser rosa brilhante ou um roxo claro. Elas estão localizadas acima do bico, e somente variam entre os machos e as fêmeas depois que os pássaros atingem um ano de idade ou mais.

  2. Determine o sexo do seu periquito baseando-se na cor das ceras. Nas fêmeas, elas podem ser brancas ou azul-claras com um pálido bronzeado. Quando elas estão prestes a acasalar, as ceras ficam marrom-escuras com uma aparência escamosa. Nos machos, essa parte é azul ou arroxeada.

  3. Procure por listras brancas com um tom pálido nas narinas dos seus pássaros. Se você as vê, é um sinal de que é uma periquita.

  4. Olhe o formato das ceras. As dos machos são mais arredondadas, quase bulbosos.

  5. Verifique a bicada. As fêmeas têm a reputação de bicar mais forte do que os machos.

  6. Verifique o formato da cabeça. Em geral, os periquitos machos têm cabeças mais redondas, enquanto que as das periquitas são mais planas.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article