Mais
×

Como determinar a tensão adequada da correia em uma serra de mesa

Atualizado em 17 abril, 2017

A tensão da correia de uma serra de bancada se torna um problema quando fica imprópria, provocando excesso de vibração na lâmina da serra. A vibração leva a cortes imprecisos, e pode causar danos à máquina ou ferir o operador. Embora as serras de mesa utilizem o peso do motor pendurado para garantir a tensão constante nas correias em V, elas frequentemente utilizam um sistema de roldanas com uma, duas ou três correias. Determinar a tensão adequada é simples, ajustar a tensão da correia varia de acordo com o modelo de serra, então consulte o manual do proprietário antes de tentar ajustá-las.

Instruções

A tensão correta da correia garante a estabilidade da lâmina através da eliminação de vibrações (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Desligue a serra da fonte de alimentação. Localize as correias que ligam as polias do mandril ao motor da serra de mesa.

  2. Empurre cuidadosamente o centro de cada correia individualmente para garantir que elas estão apertadas. Revistas sugerem que as correias não possuam uma folga maior do que 0,63 cm.

  3. Consulte o manual para obter instruções específicas de como apertar as correias se elas ficarem muito soltas. O processo muitas vezes exige que você simplesmente solte o parafuso que prende o suporte do motor antes de ajustar o ângulo dele e apertar o suporte novamente.

Dicas

  • Considere a utilização de uma régua para garantir que o sistema de polias fique bem alinhado. Um alinhamento inadequado pode afetar a tensão da correia e também causar excesso de vibração.

O que você precisa

  • Manual do proprietário
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article