Deveres e responsabilidades de um vidraceiro

Escrito por cl hardy | Traduzido por rafael reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Deveres e responsabilidades de um vidraceiro
Os vidraceiros cortam e instalam vidros em projetos grandes e pequenos (Image by Flickr.com, courtesy of Kevin Dooley)

Além de cortar e preparar o vidro para ser instalado, os vidraceiros exercem uma variedade de tarefas. Os seus deveres podem incluir carpintaria, construção e aplicação de produtos químicos ou outras substâncias para produtos acabados. Os vidraceiros dependem de um amplo conjunto de habilidades e de várias ferramentas para completar as suas tarefas.

Outras pessoas estão lendo

Função

Os vidraceiros são responsáveis por selecionar, cortar e instalar vários tipos de vidros. Em projetos residenciais, os vidraceiros instalam e substituem os vidros de janelas, boxes e espelhos. Esses profissionais também adaptam vidros para tampos de mesa e cristaleiras. Em projetos comerciais, eles instalam estruturas de vidro maiores como divisórias, janelas e vitrines de lojas.

Tarefas

Como vidraceiro, suas principais responsabilidades incluem ler e interpretar plantas, de modo a preparar e selecionar as ferramentas corretas para cortar e adaptar o vidro. Depois de revisar as especificações, você irá cortar o vidro e instalá-lo na moldura correta, fixando os painéis de vidro com clipes, ponteiros ou molduras. Em trabalhos com espelhos, você irá usar materiais especiais incluindo cimento de mástique, massa de vidraceiro e parafusos para aderir os espelhos às superfícies ou mantê-los em suas posições. Para algumas dessas superfícies, você pode precisar usar compostos especiais para preservar o vidro.

Uso das ferramentas e materiais

Os vidraceiros usam uma variedade de ferramentas cortar, preparar e montar o vidro. Nessa função, você irá trabalhar com ferramentas básicas de mão como alicates, martelos e cinzéis. Além de ferramentas básicas pequenas, você irá usar estiletes para massa de vidraceiro, serras e parafusadeiras. Para equilibrar e medir espelhos e outros itens de vidro que estão sendo montados, serão utilizados prumos e níveis. Conhecer produtos químicos e adesivos será útil na montagem de itens como mástiques, cimentos e materiais emborrachados.

Construções

Em construções ou projetos comerciais, os vidraceiros precisam considerar não apenas o vidro, mas o emolduramento e os suportes ao redor da instalação. Para garantir uma instalação sem emendas, você pode precisar fabricar e desenvolver suportes metálicos para projetos em larga escala, como entradas de lojas, claraboias e armações de prédios. As atividades de construção incluem furar e fixar dobradiças, maçanetas, fechaduras e outras ferragens para o trabalho com portas de vidro ou superfícies de móveis.

Condições e exigências de trabalho

Normalmente, os vidraceiros trabalham para empreiteiros de instalação de vidros, oficinas de reparos automotivos e para fabricantes e lojas de janelas. O seu ambiente de trabalho pode ser em lugar fechado ou aberto, dependendo do projeto e do tipo de empregador, e você geralmente irá trabalhar de pé ao instalar os vidros, às vezes trabalhando em uma posição elevada sobre um andaime ou uma escada. Ao desempenhar o seu papel, você irá depender de plantas para as especificações e irá exercer tarefas de carpinteiro ou de construtor. Isso depende de habilidades com desenho e com o trabalho em madeira. Para executar essas tarefas, você deve ter um diploma de ensino médio juntamente com um curso técnico ou programa de aprendizagem para obter experiência com os deveres do trabalho com vidro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível