Mais
×

Quanto tempo devo esperar para ligar a água após colar canos de CPVC?

Atualizado em 20 março, 2018

Tubulações de cloreto de polivinila clorado (CPVC) são usadas em casas novas e em renovações para sistemas de encanamento. No entanto, é necessário permitir que a cola nos canos fixe antes de ligar a água, e o tempo que isso demora pode variar.

O solvente para CPVC deve endurecer antes de se usar os tubos para água (modern faucet and sink detail with running water image by nextrecord from Fotolia.com)

Solvente

O CPVC deve ser colado com uma cola especial, um solvente. Este amolece o plástico e deve endurecer antes de ser usado. Isso produz uma articulação que é mais forte do que o próprio tubo, se for usada a quantidade certa e se for dado tempo suficiente para o solvente interagir com o tubo antes de sua utilização.

Considerações

O tempo de endurecimento do solvente para CPVC depende primeiramente da marca do solvente utilizado. Tamanhos diferentes de tubo, medido pelo seu diâmetro, modificam esse tempo, já que tubos pequenos e finos endurecem mais rápido do que os maiores. A temperatura e a umidade do ar também constituem fatores, já que o endurecimento é mais demorado com o ar frio e úmido.

Exemplos

Mesmo com variáveis​​, os tempos de endurecimento podem ser estimados. Um tubo de largura 1,27 cm em um tempo variando de 15,5 a 37,7°C, com umidade de 60% ou menos, levará cerca de 15 minutos para endurecer antes que possa ser utilizado. Um tubo de 20,3 cm de diâmetro, sob as mesmas condições, levará 24 horas. Em temperaturas variando de -17,7 a 4,4°C com a mesma umidade, o tubo de 1,27 cm levará cerca de 30 minutos para endurecer, e o tubo de 20,3 cm pode levar até oito dias.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article