×
Loading ...

Dicas para construir modelos de barcos de madeira

Atualizado em 17 abril, 2017

Construir um modelo de barco é um hobby que requer a capacidade de fazer medidas e cálculos, assim como um olhar atento aos detalhes necessários para fazer modelos de qualidade. As pessoas interessadas nesse hobby podem combinar uma sede por conhecimento sobre a construção de barcos e o processo de construir um modelo com as próprias mãos.

A construção de modelos de barcos requer paciência, conhecimento e habilidade (model ship image by maya from Fotolia.com)

Conhecimento histórico

A construção de modelos de barcos é uma recriação do trabalho que construtores navais fizeram por séculos. Por desenvolverem conhecimentos práticos da história da construção de navios, construtores podem deixar seus modelos próximos da realidade. O desenvolvimento do casco, por exemplo, veio de experiências nos mares com diferentes formatos na parte inferior do barco.

Loading...

As ferramentas adequadas

Muitos construtores de modelos de barcos usam ferramentas básicas de matemática como régua, compasso e transferidores, e outras que são usadas em construção e manutenção domiciliar, como plainas, martelos, cinzéis e braçadeiras. O ofício também precisa de ferramentas especiais, que são importantes de ter em mãos, como tornos e furadeiras de mão. Ter as ferramentas certas facilita o fluxo de trabalho.

Atenção aos detalhes

Trabalhar com detalhes é vital para ser bom na construção de modelos de barcos, que constantemente precisam de lupas e pinças devido ao tamanho das peças. A montagem do assoalho de madeira e as grades, quando se faz o convés do barco, é uma parte essencial na construção de um bom modelo, e necessita de grande atenção aos detalhes para ser executada corretamente.

Compreensão da arquitetura

Os modelos de barcos precisam ter a mesma aparência de suas versões em tamanho real para serem bons espécimes. Os barcos reais funcionam com base em alguns princípios básicos da física e arquitetura, e conhecê-los vai ajudá-lo a projetar e desenvolver seus próprios modelos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...