Dicas para disfarçar junções entre papéis de parede

Escrito por stevie donald | Traduzido por mariana yonamine
Dicas para disfarçar junções entre papéis de parede
Papel de parede antigo pode ser pintado se você disfarçar as junções (wallpaper image by Wendy Lea Morgan from Fotolia.com)

Remover papel de parede algumas vezes pode parecer uma tarefa impossível. A única forma de saber que você pintou sobre o papel de parede teimoso são as junções, mas com algum trabalho extra você pode escondê-las. Contanto que o papel por baixo esteja firmemente aderido à parede e você esconda as junções, a pintura fará com que a superfície pareça uma parede pintada normal.

Cole as junções

Todas as junções precisam ser bem coladas à parede. Se você tiver sorte, o instalador do papel de parede usou cola para junções, um tipo de cola aplicado apenas nessa parte do papel para mantê-lo no lugar. Nesse caso, elas estarão bem aderidas. Verifique todas as junções, se alguma delas estiver solta, compre a cola para junção - ela vem em um tubo com um bico pequeno para que você possa facilmente espremer a cola por baixo do papel. Não importa o quanto você seja cuidadoso com os passos posteriores, uma junção solta irá aparecer em seu trabalho final.

Passo essencial: primer

Você deve aplicar primer à base de óleo ou de látex sobre o papel de parede antes de fazer reparos ou pintar. Algumas coberturas de parede têm corantes ou pigmentos na estampa que podem manchar tinta à base de água. Esse tipo de tinta encharca o papel de parede e faz com que se formem bolhas em todos os pontos que não estiverem firmemente aderidos à parede; a probabilidade de isso acontecer é maior perto das junções. Material para reparo, como massa corrida ou preenchedor têm base de água também, por isso passe o primer primeiro antes de fazer qualquer reparo.

Cobrindo as junções

Se você quiser uma aparência lisa para a parede, precisará "preencher" as junções do papel de parede. Isso significa aplicar preenchedor de gesso em cada junção e lixar para ficar liso. Aplique pelo menos duas camadas e deixe secar entre quatro e oito horas entre camadas. Aplique a última camada com uma faca de gesso de 20 ou 23 cm, que permite que você nivele o preenchedor pela superfície. Passe primer sobre as áreas reparadas depois de lixá-las.

Verificando seu trabalho

Verifique novamente o preenchedor nas junções depois de lixar e passar primer. Bolhas de ar ou imperfeições que você deixou passar com a lixa e pequenos riscos ficarão mais evidentes após passar o primer. Passe outra camada de preenchedor sobre as imperfeições, lixe e aplique o primer novamente. Para diferenciar com mais facilidade entre o primer branco e o preenchedor de gesso branco, peça que coloquem um pingo de tinta no primer para que ele fique de uma tonalidade diferente.

Texturas sobre as junções

Evite todo o trabalho de lixar e deixar liso colocando uma textura na parede depois de passar o primer e reparar falhas óbvias, furos e rachaduras. Usar um pulverizador para fazer a textura é um trabalho que faz sujeira, mas é bastante rápido. Você pode alugar o equipamento necessário ou comprá-lo se já tiver um compressor de ar. Uma camada de estuque italiano ou textura mediterrânea são fáceis de fazer, mas levam mais tempo do que pulverizar. Após a textura estar pronta ninguém saberá que há junções no papel de parede por baixo do trabalho finalizado.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível