Remover papel de parede algumas vezes pode parecer uma tarefa impossível. A única forma de saber que você pintou sobre o papel de parede teimoso são as junções, mas com algum trabalho extra você pode escondê-las. Contanto que o papel por baixo esteja firmemente aderido à parede e você esconda as junções, a pintura fará com que a superfície pareça uma parede pintada normal.
Cole as junções
Todas as junções precisam ser bem coladas à parede. Se você tiver sorte, o instalador do papel de parede usou cola para junções, um tipo de cola aplicado apenas nessa parte do papel para mantê-lo no lugar. Nesse caso, elas estarão bem aderidas. Verifique todas as junções, se alguma delas estiver solta, compre a cola para junção - ela vem em um tubo com um bico pequeno para que você possa facilmente espremer a cola por baixo do papel. Não importa o quanto você seja cuidadoso com os passos posteriores, uma junção solta irá aparecer em seu trabalho final.
Passo essencial: primer
Você deve aplicar primer à base de óleo ou de látex sobre o papel de parede antes de fazer reparos ou pintar. Algumas coberturas de parede têm corantes ou pigmentos na estampa que podem manchar tinta à base de água. Esse tipo de tinta encharca o papel de parede e faz com que se formem bolhas em todos os pontos que não estiverem firmemente aderidos à parede; a probabilidade de isso acontecer é maior perto das junções. Material para reparo, como massa corrida ou preenchedor têm base de água também, por isso passe o primer primeiro antes de fazer qualquer reparo.
Cobrindo as junções
Se você quiser uma aparência lisa para a parede, precisará "preencher" as junções do papel de parede. Isso significa aplicar preenchedor de gesso em cada junção e lixar para ficar liso. Aplique pelo menos duas camadas e deixe secar entre quatro e oito horas entre camadas. Aplique a última camada com uma faca de gesso de 20 ou 23 cm, que permite que você nivele o preenchedor pela superfície. Passe primer sobre as áreas reparadas depois de lixá-las.
Verificando seu trabalho
Verifique novamente o preenchedor nas junções depois de lixar e passar primer. Bolhas de ar ou imperfeições que você deixou passar com a lixa e pequenos riscos ficarão mais evidentes após passar o primer. Passe outra camada de preenchedor sobre as imperfeições, lixe e aplique o primer novamente. Para diferenciar com mais facilidade entre o primer branco e o preenchedor de gesso branco, peça que coloquem um pingo de tinta no primer para que ele fique de uma tonalidade diferente.
Texturas sobre as junções
Evite todo o trabalho de lixar e deixar liso colocando uma textura na parede depois de passar o primer e reparar falhas óbvias, furos e rachaduras. Usar um pulverizador para fazer a textura é um trabalho que faz sujeira, mas é bastante rápido. Você pode alugar o equipamento necessário ou comprá-lo se já tiver um compressor de ar. Uma camada de estuque italiano ou textura mediterrânea são fáceis de fazer, mas levam mais tempo do que pulverizar. Após a textura estar pronta ninguém saberá que há junções no papel de parede por baixo do trabalho finalizado.