Dicas para equalizar um baixo

Escrito por matthew anderson | Traduzido por vitcho ferroni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para equalizar um baixo
Diferentes baixos requerem diferentes ajustes

O ajuste na equalização de um baixo é importante para obter um bom tom. O melhor baixo ligado ao melhor amplificador, ainda pode soar horrivelmente se a equalização estiver desajustada. Perder algum tempo para refinar esses ajustes pode causar um grande impacto no som de um baixista. Enquanto o tom é subjetivo e diferentes equipamentos requerem diferentes configurações, algumas dicas no geral podem ajudar qualquer baixista.

Outras pessoas estão lendo

Controles de equalização do baixo

Existem alguns esquemas de controles diferentes usados em amplificadores e equalizadores. O ajuste mais básico é ter um botão para graves, médios e agudos. Alguns amplificadores vão um pouco mais longe e separam médios em baixos e altos. Equalizadores em vários casos terão cerca de sete canais, que futuramente irão separar os tons graves, médios e agudos em faixas de tom menores. Quanto mais configurações estiverem disponíveis, mais o tom pode ser esculpido, mas pode levar muito mais tempo para ajustar essas configurações extras.

Graves, médios e agudos

Equalizadores de um baixo geralmente serão divididos em graves, médios e agudos, mesmo quando mais definições estiverem disponíveis. Uma configuração muito baixa pode soar fina e fraca, já uma configuração muito alta pode ser muito desajeitada e indefinida. Uma configuração média baixa pode fazer com que o tom soe florescente e indefinido, já aumentar demais o médio pode criar um desagradável "ronco". Um agudo muito baixo pode soar abafado, e aumentar demais o agudo pode criar um ruido lancinante.

Equalização plana

Na dúvida, a configuração plana de equalização é a mais fácil de se usar. No geral elas não produzem um grande tom, mas o tom também não será desagradável. A definição das notas é decente, mas algumas misturas de notas podem ser um problema. Simplesmente coloque o grave, médio e agudo em uma configuração moderada (geralmente 5). Em um equalizador, as alavancas devem formar uma linha no centro da área dos canais.

Equalização "sorridente"

A configuração "sorridente" pode ser útil para alguns baixistas; ela cria um tom florescente e potente. A definição das notas não é muito boa, e não se encaixa muito bem no estilo de alguns baixistas. A configuração deve ser moderada no meio (perto de 5), com alta definição para graves e agudos (7 a 10). Em um equalizador, as alavancas formam um padrão que lembra um sorriso. Os valores dos ajustes aumentam gradualmente conforme você se afasta do centro do ajuste de frequência.

Equalização "Carranca"

A equalização de carranca é um ajuste mais generalizado que será útil para praticamente qualquer baixista. Essa configuração tem boa definição e aceita a mistura de notas sem muita dificuldade. Ela também ajudará a evitar praticamente todos os tons desagradáveis no ajuste do equalizador com facilidade. O agudo e o grave têm configurações moderadas (perto de 5), com uma variação maior no meio (7 a 8). Em um equalizador, as alavancas formarão uma leve "carranca". Os valores dos extremos de agudo e grave movem-se gradualmente para cima conforme se afastam do centro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível