Dicas para fotografar as cores do outono

Escrito por betsy bogert | Traduzido por rosiane goncalves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para fotografar as cores do outono
Árvores no outono com um céu azul perfeito e nuvens brancas (autumn trees - golf course image by Joy Fera from Fotolia.com)

Fotografar as cores do outono pode ser uma experiência recompensadora. As folhas mudam de cor em toda parte e você pode capturar seus momentos decisivos de diversas maneiras artísticas e belas.

Outras pessoas estão lendo

Dicas artísticas

Sempre considere a composição antes de dar o clique. A fotografia é uma forma de arte. Componha as imagens com seu olhar artístico.

O contraste pode tornar suas mensagens mais interessantes, por exemplo, folhas com cores quentes como o vermelho em um fundo azul água irá fazer com que a imagem pareça mais clara e mais nítida.

Em geral, de manhã bem cedo e no fim da tarde imediatamente antes do pôr do sol são os períodos com a melhor iluminação, quando as cores são quentes. Os tons do meio-dia de incidência direta do sol são azulados e devem ser evitados, se possível.

Considere os objetos que rodeiam as árvores. Você vê um lago ou um riacho? Algum prédio antigo interessante? Objetos com a mesma cor das folhas? Observe os pássaros migrando. Dê um olhada em volta e veja quais objetos ou cenários podem combinar com a folhagem de outono.

Tente preencher todo o quadro com as folhas de outono para criar uma foto emoldurada para decorar a parede, ou ainda como parte de um calendário. Na verdade, tenha sempre estas ideias em mente, quando fizer seu clique.

Considere alternar as perspectivas. Tente deitar no chão apontando a câmera direto para a folhagem.

Dicas para fotografar as cores do outono
Faça fotos em close quando o céu estiver nublado (autumn leaves image by jeancliclac from Fotolia.com)

Clima

Um dos melhores momentos para fotografar a folhagem é depois de uma chuva, quando você pode fazer fotos incríveis das gotas da chuva depositadas nas folhas, quase caindo ou brilhando à luz do sol.

Quando o céu estiver escuro, é melhor incluir o mínimo dele nas suas imagens. Faça fotos em close das árvores e das folhas em vez disso.

Dicas para fotografar as cores do outono
Closes de gotas de chuva nas folhas podem ser bastante fotogênicas (autumn rain image by Kimberly Reinick from Fotolia.com)

Dicas técnicas

Se você quiser garantir uma imagem nítida, um tripé e cabo disparador devem ser utilizados.

Filtros de melhoramento podem ser utilizados se você preferir não utilizar um editor de imagens depois ou se você estiver utilizando uma câmera de filme. Se você optar pelos filtros, lembre-se de ajustar o balanço de branco para o modo personalizado; caso contrário, ele pode anular o efeito dos filtros. Você pode utilizar filtros de melhoramento, aquecimento de cores ou polarizadores. Em todos os casos, um filtro polarizador deve ser utilizado para saturar as cores.

Dicas para fotografar as cores do outono
Filtros de melhoramento e protetores de lentes melhoram a saturação e evitam super iluminação (photo filters and lens hood image by FrankU from Fotolia.com)

Dicas sobre o formato das câmeras

Quando perguntado qual era a melhor câmera para se utilizar, Ansel Adams respondeu: "A maior que você puder carregar". Para detalhes finos e especialmente para fotografias de arte uma câmera de grandes formatos devem ser as escolhidas.

Se vocês estiver utilizando uma câmera de filme 35 mm, filmes altamente saturados como o Velvia da Fugi funcionam particularmente bem. Filtros de melhoramento podem ser utilizados com polarizadores. Um filtro como o Tiffen 812 enfatiza a temperatura dos vermelhos e amarelos.

Utilizando câmeras compactas você não poderá utilizar os filtros, no entanto, existem configurações que irão permitir imagens com cores mais ricas. Por exemplo, a Canon Powershot tem uma configuração com o nome de "vívido".

Dicas para fotografar as cores do outono
Crianças pequenas podem se divertir com câmeras compactas (shooting me shooting you image by green308 from Fotolia.com)

Escolha de lentes

Utilize a lente grande-angular quando houver uma predominância de cores. As lentes teleobjetivas devem ser escolhidas para fotografar detalhes de folhas em processo de mudança de cor. Não esqueça dos princípios de profundidade do campo, mantendo o objeto principal em foco e permitindo que o fundo se desfoque.

Dicas para fotografar as cores do outono
Usando a combinação correta de lentes e filtros é possível aperfeiçoar enormemente as fotografias (lenses and photo filters image by FrankU from Fotolia.com)

Dicas de edição de imagem

Se decidir utilizar um editor de imagens, primeiramente aumente a saturação geral das cores e faça ajustes de modo que elas fiquem mais próximas ao vermelho e ao amarelo, fazendo a correção de cada uma visualmente. Tente aumentar o contraste. O olho humano possui uma grande capacidade de comparação. Confie no seus sentidos para decidir quando a imagem está pronta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível