Dicas de fotografia para luzes de Natal

Escrito por courtney vermaas | Traduzido por joana pires
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas de fotografia para luzes de Natal
Longas exposições são necessárias para fotografar luzes de Natal (Andy Reynolds/Lifesize/Getty Images)

Se você tiver um tempinho entre as correrias do final do ano e as compras de última hora, dê uma olhada ao redor, para identificar as decorações, as cores vibrantes e as luzes que acompanham a época do Natal. Elas são elementos bonitos, que ficam ótimos em fotografias. As luzes de Natal são uma decoração tradicional, mas são difíceis de fotografar. Seguindo algumas dicas simples, você poderá capturar sua essência com uma câmera digital básica.

Outras pessoas estão lendo

Hora

A dica para uma linda foto de luzes de Natal é a hora. Para uma composição que inclui luzes de Natal e outros objetos, como o céu ou uma casa, você precisará tirar a foto no horário correto do dia, para poder expor corretamente o fundo e as luzes. Esteja preparado com as luzes de Natal acesas e sua câmera por volta do pôr do sol. A luz certa aparecerá entre o pôr do sol e a escuridão total. Incluir o céu na sua foto adicionará um elemento extra.

Dicas de fotografia para luzes de Natal
Mais ou menos entre o pôr do sol e a escuridão total, você terá uma janela de cerca de 10 minutos que te dará uma luz perfeita para fotografar as luzes de Natal (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ajustes manuais

Se estiver utilizando uma câmera digital SLR, você poderá ajustar a exposição controlando manualmente o diafragma e a velocidade do obturador. Comece por reduzir a abertura para f/14 ou menos. As lentes agora possuem uma maior profundidade de foco, permitindo que as luzes pareçam mais nítidas. Em seguida, arrume a velocidade do obturador até que tenha a exposição correta. Como está trabalhando em um cenário com pouca luz, coloque a velocidade do obturador para cerca de 1 segundo, para compensar a falta de luz na pouca abertura do diafragma.

Balanço do branco e iluminação

O metal em quase todas as luzes de Natal é chamado de "tungstênio". Esse era o metal comum em muitas lâmpadas caseiras (incandescente), até que começou a ser substituído por opções mais eficientes. Lâmpadas incandescentes emitem uma luz com uma tinta azul, que o olho humano ajusta automaticamente, mas a câmera, não. Por causa desse tipo de lâmpada, você terá que ajustar o tungstênio no balanço do branco da sua câmera. Normalmente, é representado por um ícone de uma lâmpada. Criando esse balanço para a câmera, você conseguirá captar as cores verdadeiras das luzes como o olho humano as vê. Além disso, desligue o flash. Desligar o flash permitirá capturar o brilho mágico das luzes.

Dicas de fotografia para luzes de Natal
Tente a configuração do tungstênio da sua câmera, para ter o balanço do branco correto para suas luzes de Natal (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Establidade

Você provavelmente terá que usar uma velocidade de obturador longa para compensar o baixo ajuste de abertura, por isso é recomendado que use um tripé, para dar estabilidade. Embora agora muitas câmeras ou lentes possuam recursos de estabilização, isso não será o suficiente para transformar uma imagem nítida com essas aberturas de longa exposição. Você também pode definir o timer da câmera e colocando-a sobre uma superfície estável. Dessa forma, a câmera estará completamente imóvel quando a foto for tirada, porque você não terá que pressionar o botão ao mesmo tempo.

Dicas de fotografia para luzes de Natal
Use um tripé para estabilidade ou coloque a câmera em outro local, para prevenir tremores e desfocagem das luzes de Natal (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível