Dicas de iluminação para diretor de fotografia

Escrito por sara john | Traduzido por liana fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas de iluminação para diretor de fotografia
O uso eficiente da luz é essencial para organizar e gravar uma cena (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Comumente conhecido como operador de câmera ou videógrafo, o cinematógrafo opera a câmera de vídeo e é responsável pela fotografia em movimento de um filme. Como chefe do departamento de fotografia, uma habilidade essencial que um diretor de fotografia deve ter é entender a luz e saber como organizar uma tomada em relação à ela. Um diretor bem sucedido deve ser capaz de iluminar a mesma tomada de diversas formas diferentes e fazê-lo de forma rápida e eficiente para aproveitar o máximo de cada tomada.

Outras pessoas estão lendo

Considere o tipo de mídia

Existe uma grande diferença entre a iluminação para mídias tradicionais, seja filme ou televisão, e a iluminação da mídia digital em alta definição. A iluminação é talvez o mais importante elemento usado para criar o ambiente em uma cena. Com a mídia digital, é difícil manter as luzes altas, meios tons e luzes baixas; estas devem ser consideradas para criar a melhor tomada em geral. Para evitar luzes supersaturadas e meios tons "sujos", um diretor de fotografia pode usar uma câmera com a função de padrão zebra. Quando esta função está sendo usada, qualquer área superexposta será destacada com listras diagonais através do visor. Além disso, um monitor de produção calibrado é essencial. Como um medidor de luz destinado para filme não é tão eficaz com mídia digital, um monitor de produção permitirá uma visualização instantânea do que está sendo gravado, permitindo ao cinematógrafo decidir se a luz criará o ambiente certo para a cena.

Filtros

Semelhante à fotografia padrão, o uso de filtros pode suavizar a imagem de um vídeo e reduzir a rigidez de uma gravação digital. Filtros de difusão podem ser traiçoeiros e não são recomendados para longa-metragens e outros projetos, uma vez que podem ter um efeito depreciativo na imagem do filme. Filtros de densidade neutra ajudam a reduzir a quantidade de luz que atravessa a lente da câmera. Isso permite o uso de aberturas maiores na luz forte, o que resulta em uma profundidade de campo superficial. Este efeito é frequentemente usado em longa-metragens e televisão. Um filtro graduado também é útil para tomadas externas. A lente é parcialmente transparente e parte colorida (as lentes de câmera vêm em cores diversas) com uma transição embaçada entre as partes. Esse efeito é muito útil para escurecer um céu muito claro, ao mesmo tempo que mantém o restante da tomada iluminado.

Fumaça

Usada principalmente em longa-metragens, a fumaça pode aumentar a profundidade de uma tomada. Além disso, o uso da fumaça dá textura e torna visíveis raios de luz. Estas técnicas são usadas para induzir certas sensações nos espectadores e definir o clima da película. O efeito é mais atrativo visualmente do que os efeitos de filtros e o grau de esfumaçamento pode ser ajustado de acordo com a necessidade. Quando usada em mídia digital, a fumaça pode suavizar alguns dos efeitos e linhas mais desfavoráveis de câmeras de alta definição. Máquinas de fumaça são geralmente uma forma acessível e eficaz de manipular a imagem, além de criar uma atmosfera.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível