Dicas para jogo do triângulo mágico com moedas

Escrito por michelle brunet | Traduzido por guilherme maluf
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para jogo do triângulo mágico com moedas
Use moedas de um centavo para determinar a soma mágica do triângulo (coins image by Tomasz Nowicki from Fotolia.com)

Talvez você esteja tentando resolver o enigma do triângulo mágico com moedas para chegar ao próximo nível de um jogo de computador. Talvez você queira aprender a resolver o desafio para testar seus amigos. Alguns jogos do triângulo mágico envolvem mudar a configuração para outra forma ou direção. Outras atividades incluem numerar as casas de forma que cada lado do triângulo tenha a mesma soma - o número mágico.

Outras pessoas estão lendo

Mudando a direção

Um jogo de triângulo mágico com moedas envolve mudar a direção de um triângulo, como se o tivesse girado 180°, apenas mexendo três moedas. Imagine um triângulo com uma moeda no topo, duas na linha de baixo, três na linha seguinte e depois quatro na base. Para entender as dicas de como resolver esse problema, numere mentalmente as moedas de 1 a 10, começando na primeira linha, a número 2 e número 3 na linha de baixo e a 4, 5, 6 na terceira e o mesmo padrão na última, sempre da esquerda para a direita. Você pode numerá-las com fita crepe e caneta se preferir. Para resolver o enigma, retire as moedas 1, 7 e 10 do triângulo para que fique com um formato hexagonal. Coloque a moeda 1 no centro embaixo da base. A número 7 à esquerda da número 2 e a número 10 à direita da número 3. O resultado final deve ser um triângulo apontando para baixo.

Triângulos equiláteros

Outro jogo do triângulo mágico com moedas envolve montar um novo triângulo de 10 moedas como o anterior, com 4 linhas. Note como, dentro do triângulo principal, existem diversos triângulos equiláteros, isto é, com os três lados iguais, feitos com três moedas cada. Para resolver este problema, você deve retirar o menor número de moedas a fim de eliminar todos os triângulos equiláteros. Uma dica é removê-las de forma que as restantes não estejam ligadas a mais de uma moeda. Novamente, numere-as de 1 a 10, começando pela de cima e, as demais, da esquerda para a direita. O menor número de moedas a serem removidas é quatro: as de número 1, 5, 8 e 9.

Soma mágica

Você deve ter resolvido questões com quadrados ou triângulos mágicos em alguma aula de matemática. Ao invés de usar sobras de papel, você pode montar um triângulo com moedas. Uma pilha de duas moedas representa o número 2, uma de três, número 3 e assim por diante. Começando com a menor ordem (número de moedas em um lado) de triângulos mágicos, resolva um desafio onde cada lado tem três números e devem ter a mesma soma. Os números que formam o triângulo mágico de ordem três variam de 1 a 6. A melhor dica para resolvê-lo é que as somas possíveis são 9, 10, 11 ou 12. Comece arrumando pilhas que formam o lado A do triângulo com soma 9. Uma ponta deste lado, será o número inicial do lado B. Assim, adicione a ela duas pilhas de moedas para que somem 9 neste lado B do triângulo. Preencha o lado C para checar se todos somam 9. Se não, faça ajustes até que dê certo. Uma solução possível é: 3,5,1 para o lado A; 1,6,2 para o B e 2,4,3 para o C. Agora tente resolver o triângulo de ordem três para as somas 10, 11 e 12.

Crie seu próprio jogo

Agora é hora de criar seu próprio enigma mágico de moedas para desafiar seus amigos ou familiares. Por exemplo, um jogo para transformar um triângulo em um hexágono com o menor número de movimentos. Você pode fazer um desafio de soma mágica com triângulos de quatro pilhas em cada lado, onde cada uma varia de 1 a 9 moedas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível