Mais
×

Dicas para manter um arco de violino alinhado

Como qualquer instrumento musical, um violino produz as mais belas notas quando o músico o usa corretamente e cuida de seus componentes. O arco, ou a longa vara feita de madeira e pelos de cavalo que um músico passa sobre as cordas do violino, deve manter-se alinhada para obter o melhor som.

Um arco de violino alinhado produz sons de qualidade (violin and the fur coat image by Dmitri MIkitenko from Fotolia.com)

Não aperte demais os fios

Para obter a tensão correta, o músico deve girar o parafuso na base do arco, fazendo com que a "rã", ou o pequeno quadrado conectado aos fios, se mova para cima ou para baixo, apertando ou soltando os mesmos. À medida em que os fios são puxados, a parte de madeira do arco se move de acordo. Demasiada tensão nos fios fará com que o arco se curve, criando uma pressão em seu centro. Isso é extremamente prejudicial para a peça: ao longo do tempo, a madeira irá se deformar permanentemente nessa curva convexa, o que pode até causar a quebra.

O músico deve apertar os fios apenas o suficiente para formar uma ligeira curva côncava no arco, enquanto os próprios fios pareçam estar em uma linha completamente reta. O músico pode, então, ajustar ligeiramente a fim de obter a sua tensão preferida.

Afrouxe os fios completamente antes de guardar

Depois de usar e limpar o arco, o músico deve girar o parafuso para afrouxar completamente os fios. Armazenar o arco com os fios ainda apertados gera tensão desnecessária sobre a peça, e com o tempo pode fazer com ela perca a sua retidão. Afrouxar demais os fios pode fazer com que a rã se solte do arco; se isso acontecer, basta colocá-la de volta em seu compartimento e apertar o parafuso o suficiente para mantê-la no lugar.

Mantenha o arco na caixa quando não estiver em uso

Todas as caixas de violino possuem uma fenda especial para guardar o arco, geralmente no interior da tampa. Esta fenda protege a peça, aumentando assim a sua vida útil. A forma reta do sulco mantém o arco na posição adequada.

Guarde o violino e o arco em temperatura moderada

Temperaturas extremamente quentes fazem com que a madeira se expanda, deformando tanto o violino quanto o arco. As temperaturas muito baixas causam o efeito oposto, tornando a madeira mais frágil e susceptível à ruptura. Enquanto o músico tiver o cuidado de guardar o seu instrumento em temperatura ambiente e sem flutuações extremas de umidade, o arco vai permanecer em linha reta.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article