on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Dicas para pintar em papel de arroz

Evoque a antiga arte chinesa da aquarela usando o papel de arroz como material de pintura. De acordo com Mark Nesbitt e outros na revista "Curtis's Botanical", o papel de arroz foi apresentado à Europa na década de 1820 por meio de ricas pinturas de aquarela chinesas. Os artistas de hoje usam esse papel fino e quase translúcido para criar pinturas modernas.

O papel de arroz é delicado e está disponível em diferentes gramaturas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Por baixo

O papel de arroz é fino e absorvente. Coloque-o sobre um tecido de algodão ou toalhas de papel, se você estiver usando-o para pintura com aquarela. Ele ajuda a absorver a umidade excessiva da tinta. De outra forma, ela pode vazar para outras áreas da pintura e grudar na sua mesa. Um papel de algodão grosso também pode ser colocado por baixo do papel de arroz.

Loading...

Pincéis

Use pincéis tradicionais chineses quando pintar aquarelas no papel de arroz. Qualquer tipo de pincel macio também funciona. Os pincéis chineses são feitos de pelo de ovelha ou lobo e alguns pincéis ocidentais são feitos com zibelina. Os pincéis mais duros podem causar arranhões ou rasgos no papel de arroz.

Amassando

Crie texturas em seu papel de arroz amassando-o em uma bola e, então, abrindo-o novamente. As dobras formam um efeito craquelado com a pintura e dá a ela um efeito diferente. O papel de arroz é normalmente encontrado em rolos e precisa ser alisado antes do uso. Os livros pesados podem achatá-lo, mas amassá-lo é uma variação moderna para esse material antigo.

Outras tintas

As tintas acrílicas e os guaches (aquarelas opacas) podem certamente ser pintados no papel de arroz. Adicione água a eles antes de aplicá-los no papel de arroz e use pincéis macios. Coloque toalhas de papel ou papel absorvente em baixo do papel de arroz, assim como você faria com a pintura em aquarela.

Experimente

Tente usar técnicas de pincéis chineses quando pintar em papel de arroz. As laterais do pincel criam tons mais suaves, enquanto sua ponta é usada para formar linhas fortes e escuras, quando segurado completamente na vertical. Segurar o pincel em um ângulo de 45 graus forma um tom médio.

Pratique

Esboce sua pintura em um papel de desenho antes de começar a pintar, pois os erros são difíceis de se corrigir no papel de arroz. Uma vez que pinte nele, você não poderá remover a tinta. Desenhe marcas leves de lápis no seu papel de arroz antes de começar ou pratique em outro pedaço de papel de arroz antes de trabalhar em sua pintura final. Devido a essa característica, os pintores chineses trabalham devagar e com paciência ao usar esse material.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...