Dicas para rejuntar

Escrito por michael logan | Traduzido por bruna leoncio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para rejuntar
Azulejos rejuntados

O rejunte completa a instalação de uma parede de azulejos ao preencher com argamassa os espaços entre as cerâmicas. A maioria das paredes têm finas linhas de rejunte, de 1,5 milímetros ou menos, requerendo o uso de uma argamassa sem a adição de areia. Escolha uma cor que complemente a decoração do cômodo. Uma cor que contraste com os azulejos irá destacar o rejunte e uma que não contraste irá deixá-lo apagado. Após a secagem, o melhor é selar o rejunte para que ele se torne impermeável e resistente a manchas.

Outras pessoas estão lendo

Misturando o rejunte

Misture o rejunte até que ele fique com a consistência de pasta de dente. Assegure-se de misturar apenas o que você irá usar dentro do tempo indicado na embalagem. Adicione uma quantidade mínima de água ao rejunte e misture com uma espátula. Assim que a argamassa estiver pronta, deixe-a descansar por cinco minutos e volte a misturar. Adicione pequenas quantidades de água até atingir a consistência desejada.

Rejuntando

Aplique o rejunte com ajuda de uma pequena desempenadeira. Use a ferramenta para pegar pequenas quantidades de argamassa, mais ou menos 1/4 de xícara por vez, e pressionar no vão dos azulejos. Movimente o rejunte com a desempenadeira e trabalhe-o de uma área para a outra. Preencha os vãos totalmente.

Após terminar determinada área, umedeça uma esponja e esfregue-a diagonalmente sobre o rejunte para eliminar qualquer resto de argamassa que possa ter ficado para trás. Primeiro limpe em uma direção e, depois, na direção oposta. Mantenha a esponja limpa, lavando-o regularmente. Usar dois baldes, um com água suja e outro com água limpa, ajuda a agilizar o processo. Nesse momento, você está apenas removendo o excesso de rejunte, não realizando a limpeza final.

Conforme o rejunte for se acomodando nos vãos, uma segunda passada de esponja suaviza a argamassa. Não cutuque, pois a argamassa ainda está fresca e pode estragar. Evite água em excesso, a esponja deve estar úmida e não molhada. Ainda é importante manter a esponja limpa, lavando-a com frequência.

Os vãos que formam ângulos de 90 graus, tal como os cantos ou os que se ligam ao teto, não devem ser rejuntados, mas sim preenchidos com uma massa para calafetação.

Limpeza final

Algum resíduo ou poeira ficará para trás depois da colocação do rejunte, o que normalmente acontece após duas ou três horas depois da aplicação. Limpe a poeira dos azulejos com um pedaço macio de tecido ou com toalhas de papel, mas não use água nem use qualquer ferramenta novamente. Após essa limpeza, espere 72 horas antes de selar.

Selando o rejunte

Após 72 horas, sele o rejunte. Embalagens com pontas aplicadoras são boas para pisos, mas não tanto para paredes. Ao invés delas, utilize uma escova pequena para aplicar o selante às linhas de rejunte. Limpe imediatamente com papel toalha todo e qualquer selante que caia nos azulejos antes que o rejunte comece a secar. Não deixe a parede ficar úmida antes de 24 horas.

Após selar o rejunte, calafeteie os cantos com uma massa específica cuja ponta aplicadora não seja maior do que a linha de rejunte. Alise com uma esponja ou dedo molhado. Colocar uma fita adesiva antes da aplicação fará com que a calafetação saia perfeitamente reta e minimizará a limpeza.

Leia as instruções do fabricante na hora de selar. Alguns selantes requerem uma espera muito maior que apenas 72 horas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível